FENINJER+

Avaliações detalhadas de produtos terão destaque na busca do Google

Avaliações detalhadas de produtos terão destaque na busca do Google

Avaliações detalhadas de produtos terão destaque na busca do Google

Mudança altera a ordem de exposição das avaliações, priorizando aquelas que contenham prós e contras e comparativos do produto atual com versões anteriores

Fonte: Ecommerce Brasil e Google

Por PhotoMIX Ltd. em Pexels

A partir de agora, quando um produto for procurado no Google, as primeiras avaliações a serem mostradas serão aquelas com maior detalhamento e não as que estão com descritivos simples. Isso porque o buscador foi atualizado pela empresa, que alterou a ordem das avaliações de produtos. A mudança está de acordo com a meta da companhia, que pretende oferecer mais qualidade nas análises além das notas, com relatos de uso de produto e experiências próprias dos usuários.

O Google preparou um tutorial para ensinar como criar uma boa avaliação. De modo geral, a ideia é que não seja apenas um testemunho, é preciso pesquisar, justificar as afirmações com os resultados de testes e ainda dizer de forma clara o motivo pelo qual aquele produto é bom ou ruim.

A empresa ainda incentiva que na avaliação apareçam os prós e contras, comparação do produto atual com versões anteriores ou concorrentes. Quanto mais completo for, mais exposto nos resultados de busca o texto ficará.

Dicas do Google para uma avaliação estar bem rankeada

  • Inclua detalhes úteis e detalhados, como as vantagens ou desvantagens de um determinado item, detalhes sobre o desempenho de um produto ou como o produto difere das versões anteriores;
  • O texto deve vir de pessoas que realmente usaram os produtos e mostrem como o produto é fisicamente ou como é usado;
  • Inclua informações exclusivas além das fornecidas pelo fabricante, como recursos visuais, áudio ou links para outros conteúdos que detalham a experiência do revisor;
  • Apresente produtos comparáveis ou explique o que diferencia um produto de seus concorrentes.

Por enquanto, essa nova diretriz se aplica apenas às análises de produtos feitas em inglês e será lançada gradualmente nos países falantes deste idioma. Em breve as classificações e revisões devem ser expandidas para outras regiões, no entanto ainda sem uma data definida.

Aprimoramento das avaliações
A estratégia do Google com essa mudança é manter o aprimoramento de avaliações e melhorar a qualidade do resultado exibido para o usuário. Assim, a empresa combate o uso de robôs, cópias de conteúdo ou avaliações manipuladas, que não contribuem para uma compra acertada.

Em 2021, a empresa já promovia avaliações que apresentavam reais evidências de que a pessoa lidou com o produto. Quem oferecia links para vendedores também ganhava destaque, porque entregava mais opções de compras para possíveis interessados.

 

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima