FENINJER+

6 atitudes empreendedoras que podem ajudar no trabalho

6 atitudes empreendedoras que podem ajudar no trabalho

6 atitudes empreendedoras que podem ajudar no trabalho

Empreendedores bem-sucedidos desenvolvem habilidades e atitudes que podem inspirar os funcionários a se tornarem eficazes

Executivo computador foto criado por drobotdean – br.freepik.com

É fato: os empregadores buscam por colaboradores que possam se adaptar, requalificar e assumir novas funções. De acordo com uma pesquisa da Deloitte (2021 Global Human Capital Trends), as empresas querem pessoas com habilidades empreendedoras: 72% dos executivos consideram essas habilidades fundamentais para enfrentar desafios e disrupções, no entanto, apenas 17% deles as observam em seus colaboradores.

Em seu curso de liderança empreendedora na Graduate School of Business da Stanford University, Amy Wilkinson – que também é autora do livro ‘The Creator’s Code: The Six Essential Skills of Extraordinary Entrepreneurs’ (em tradução livre, ‘O Código do Criador:

As Seis Habilidades Essenciais de Empreendedores Extraordinários’) – ensina seus alunos sobre a mentalidade e o conjunto de habilidades necessárias para empreendedores criarem e escalarem negócios de alto crescimento. E muitos funcionários poderiam progredir no local de trabalho adotando muitas dessas habilidades também. Dentre as 6 mais importantes estão:

1 – Encontre uma lacuna

Empreendedores são pessoas que procuram uma necessidade no mercado e a preenchem. Para isso, eles estão sintonizados com lacunas e oportunidades para criar soluções. Essa também é uma habilidade valiosa no local de trabalho, diz Wilkinson. “Mesmo se você for parte de uma equipe, você é capaz de identificar oportunidades que os outros não veem”, diz ela. Para isso, mantenha-se curioso. Ouça alguns dos desafios que seus colegas e clientes estão enfrentando. Essa coleta de informações o ajudará a identificar maneiras de criar ou sugerir suas próprias soluções. Contribuir dessa forma ajuda a equipe em geral e pode torná-lo um recurso crítico e criativo.

2 – Seja ágil

Depois de identificar aquilo que não está funcionando direito (os gaps), os empreendedores logo propõem ajustes. Eles não ficam presos aos aspectos negativos da situação. Focam na solução. “Quando você foca na solução, pensa de forma mais criativa”.

3 – Aprenda o que você não sabe
Empreendedores gostam de aprender coisas novas: cercam-se de pessoas que pensam diferente e que podem acrescentar ou desafiar aquilo que sabem ou que pensam que sabem. Busque livros, mentores e programas de capacitação para aumentar suas habilidades. Use-as para fortalecer as áreas que o ajudarão a avançar no local de trabalho.

4 – Antecipe-se
“Empreendedores de sucesso têm visão de futuro; focam no horizonte ao invés do espelho retrovisor”, pontua Wilkinson. Navegar em tempos incertos exige criar cenários para antecipar o que pode acontecer. Como será seu trabalho daqui 2 ou 3 anos? Quais habilidades você precisa desenvolver? E como vai desenvolvê-las?

5 – Ajude os outros
As empresas bem-sucedidas vão além dos clientes, e os empresários constroem suas empresas promovendo relacionamentos fortes. Ajude os outros quando puder e construa relacionamentos. “Você se torna conhecido como um bom colega”, diz Wilkinson. “Não é uma questão de olho por olho – eu ajudei você, você me ajudou -, mas sim de reputação”. Relacionamentos fortes podem ajudá-lo quando você mais precisa.

6 – Assuma Responsabilidades
Quando você assume responsabilidades, mesmo além do que lhe é pedido, você constrói confiança junto aos seus pares e aos seus líderes.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima