FENINJER+

Como promover a segurança psicológica na sua empresa?

Como promover a segurança psicológica na sua empresa?

Como promover a segurança psicológica na sua empresa?

Empresas brasileiras estão se atentando para novas necessidades emocionais e mentais dos colaboradores

Da Redação

Construir e manter um ambiente de trabalho saudável fisicamente e mentalmente para os funcionários é um desafio que todas as empresas precisam enfrentar em algum momento se desejam ter uma equipe engajada e produtiva. Cada vez mais empresas estão começando a se preocupar com um fator muito importante para o sucesso dos negócios como um todo: a segurança psicológica no ambiente de trabalho.

O termo ‘segurança psicológica’ foi cunhado e estudado pela professora Dra. Amy Edmondson, da Harvard University, nos Estados Unidos. Ela determina que a segurança psicológica é “uma crença compartilhada entre os membros de uma equipe de que a equipe é segura para a tomada de riscos interpessoais”. Assim, a segurança psicológica pode ser entendida como o fator que proporciona um ambiente de trabalho seguro e confortável para que as pessoas sejam autênticas, criativas e possam compartilhar suas ideias, dúvidas e visões sem receios.

“Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, muitas empresas brasileiras precisam se adaptar às novas necessidades dos funcionários em relação à segurança e harmonia no ambiente de trabalho”, afirma Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em gestão de departamento pessoal e controle de ponto online para RH. “Cuidar para que os colaboradores se sintam valorizados, ouvidos e constantemente aprendendo é essencial para a criação e manutenção de equipes de alto desempenho”, diz o executivo.

Estabelecer uma rotina de feedbacks recorrente e bem desenhada é um bom primeiro passo para promover a segurança psicológica. Quando a empresa cria um canal transparente e confiável que permite a escuta ativa, a troca de percepções, opiniões e avaliações cria-se também uma rotina de desenvolvimento e troca entre lideranças e liderados.

O departamento de RH deve ser diretamente envolvido na estruturação de canais e processos de feedback que visem o desenvolvimento do capital humano da empresa como um todo.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima