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Venda online nas redes sociais já é realidade para muitos brasileiros

Venda online nas redes sociais já é realidade para muitos brasileiros

Venda online nas redes sociais já é realidade para muitos brasileiros

Estudo mostra que 75% dos consumidores já são adeptos ao Live Commerce e ao Social Commerce

Gravação foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Recente estudo realizado pela All in e Opinion Box sobre tendências de consumo nas redes sociais revela que modelos de venda online nas redes sociais, como o Social Commerce e o Live Commerce, já são realidade para 75% dos brasileiros.

“Os consumidores desenvolveram mais confiança para realizar compras digitais em decorrência da pandemia e esses novos hábitos resultam na necessidade de desenvolvimento desse mercado, a fim de atender as demandas dos consumidores que seguem em constante evolução”, afirma Ricardo Rodrigues, head de produto na All in.

A pesquisa ouviu 1.087 pessoas, sendo homens e mulheres de várias classes sociais, com idade acima de 16 anos.

Hábitos de consumo

O mercado online se expandiu e novos formatos de vendas começaram a surgir com as mudanças sofridas pelo varejo em 2020. É o caso do Social Commerce, uma vertente do e-commerce que acontece de forma exclusiva, nas plataformas de redes sociais, e o Live Commerce, modelo de vendas, nascido na China, que surgiu como uma evolução das práticas de venda tradicionais que aconteciam de forma ao vivo na TV, e agora migraram para as lives de perfis sociais.

Segundo a análise, 61% dos consumidores são adeptos ao Live Commerce pelos descontos exclusivos das transmissões. Além disso, o Instagram obteve destaque como a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos, sendo 70%

Onde a jornada começa

Considerando a relação de procura e compra, a pesquisa mostra que 75% dos consumidores optam por buscar produtos nas redes sociais, a começar pelas informações sobre preços ou a visibilidade de experiência que outros clientes tiveram com determinada marca. “Esse movimento reforça a necessidade das lojas online mostrarem o máximo sobre os produtos que ofertam, uma vez que não é possível ter uma experiência presencial como na loja física — e então as redes sociais podem ser grandes aliadas ao exibir vídeos do produto em diversos ângulos e dispondo de todas suas ferramentas. Além de dar engajamento, estratégias como esta satisfazem o cliente e garantem maior confiança sobre o item vendido”, completa Rodrigues.

Em relação a busca por referências, as mulheres são mais cautelosas na pesquisa: 64% buscam por comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (avaliações) contra 55% dos homens. Além disso, 65% do público AB procura por mais imagens e fotos de produtos nas redes sociais, contra 55% CDE.

Apesar das redes sociais ainda não disponibilizarem o carrinho de compras e métodos de pagamento para finalizar as compras por lá, 55% consideram esse canal mais fácil para pesquisar e 45% optam por sua praticidade. Esse dado aponta que as redes sociais é um importante veículo abrir novas oportunidades de vendas aos lojistas que ainda não possuem uma estrutura de site/ aplicativo e podem vender por direct message (DM) e WhatsApp, além da possibilidade de terem uma vitrine online. “Todos esses dados são importantes para apresentar um novo cenário para os varejistas e dar acesso às informações relevantes que com certeza irão contribuir para possíveis melhorias e investimentos em seus perfis nas redes sociais, além de guiá-los durante a constante evolução dos modelos de venda no comércio online”, finaliza Ricardo.

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