Com mais de 8mil diamantes e 137 quilates, a joia é fruto da parceria entre a joalheria e o rapper
O segundo maior festival de música a céu aberto do mundo, Glastonbury, aconteceu no final de junho, e há quem diga que a grande sua atração foi a coroa de espinhos exibida no palco pelo rapper Kendrick Lamar.
Confeccionada pela Tiffany & Co., a joia já tinha debutado quando apareceu na capa do quinto álbum do vencedor do Grammy® (Mr. Morale & The Big Steppers), lançado em maio, e no desfile masculino 2023 da Louis Vuitton, em Paris, quando o artista performou quatro músicas. Mas foi na sua dramática performance de “Savior”, música que o próprio cantor diz ser sua favorita no novo álbum, que a joia atingiu seu ápice em repercussão internacional.
Com tinha vermelha na cabeça em analogia ao sangue escorrendo, Lamar fez uma declaração de apoio às mulheres após a reversão do direito ao aborto nos Estados Unidos. “Eles julgam você, eles julgam Cristo. Deus permita os direitos das mulheres”
Feita em titânio polido com cerca de 8 mil diamantes, que somam mais de 137 quilates, a coroa de espinhos foi ideia do rapper, junto com seu produtor Dave Free, por ser um dos símbolos mais reconhecidos da iconografia religiosa. Segundo a joalheria, a peça é uma verdadeira metáfora para proeza artística, humildade e perseverança.
Por trás do design
Kendrick Lamar e Dave Free trabalharam diretamente com os designers e artesãos da joalheria para tornar realidade a coroa. Seu design foi inspirado no icônico broche Thorns de Jean Schlumberger, que tem uma safira de 47 quilates e pode ser visto na exposição “Vision & Virtuosity” da marca em Londres até o próximo mês.
Com 50 espinhos de formatos variados e milhares de diamantes formando um padrão exclusivo de paralelepípedos para maximizar o brilho, a joia levou mais
1.300 horas, ao longo de mais 10 meses, para ser finalizada, a partir de 16 peças individuais que foram montadas por quatro profissionais para formar o design que tanto têm chamado a atenção.
“Kendrick Lamar representa a arte, a criatividade e a inovação implacável que também define a Tiffany & Co. há quase dois séculos”, diz Alexandre Arnault, vice-presidente executivo da marca, em comunicado. “Estamos orgulhosos e incrivelmente animados por trabalhar com Kendrick na realização de sua visão para a coroa.”