Instagram e Facebook aparecem na sequência, ocupando segundo e terceiro lugar respectivamente, de acordo com levantamento realizado em junho
O WhatsApp está presente no mix de comunicação da sua empresa? Se não está, melhor rever suas estratégias de interação com o cliente, isto porque, o aplicativo é o mais popular nos smartphones brasileiros, de acordo com pesquisa do Panorama Mobile Time ‘Uso de apps no Brasil’, realizada em junho deste ano.
Além de estar presente na tela de 55% dos celulares, sendo o único a ultrapassar a barreira de 50% de presença nas homescreens, é também o app que os usuários mais passam tempo usando ao longo do dia (33%), seguido pelo Instagram (30%), Facebook (10%), Youtube (7%) e TikTok (3%).
Apesar do Whatsapp estar na frente, o segundo colocado no ranking também merece atenção, pois ele apresentou um aumento de 41% para 46% de presença nas homescreens. E mais: a predominância é do público feminino (49% das mulheres vs. 42% dos homens têm o app instalado) e jovem (60% dos 16 a 29 anos).
Outro app que se destacou em popularidade no estudo foi o Telegram, que subiu de 10ª para 4ª posição em apenas um ano no ranking de principais apps instalados, ultrapassando apps como Uber, YouTube e Nubank. Hoje ele está presente em 13% das telas iniciais dos celulares. Entretanto, ele não está entre os 6 apps que os brasileiros mais passam tempo usando.
Na ponta contrária vem o Facebook que apresentou queda de 5%, caindo de 41% para 36%. Apesar da redução, a sua presença ainda é significativa, sendo o 3º app mais popular do ranking.