Joalheria apresenta a Tiffany Lock, uma série de pulseiras de gênero neutro
Alexandre Arnault, vice-presidente executivo de produtos e comunicação da Tiffany, traz novos ares à lendária joalheria americana. A marca acaba de lançar a coleção Tiffany Lock, uma série de pulseiras de ouro amarelo, branco e rosa de 18 quilates de ‘gênero neutro’, ou seja, peças unissex para serem usadas por homens e mulheres.
O slogan que acompanha a coleção é: “Sem regras. Todos bem-vindos”. Se por muito tempo foi comum ver mulheres exibindo, além das joias, relógios masculinos, agora as últimas tendências estão avançando em outra direção: os homens estão cada vez mais interessados em joias tradicionalmente pensadas para mulheres. Atenta a esse movimento, a Tiffany decidiu criar uma linha adequada para todos os gêneros.
As pulseiras têm design inspirado nos cadeados da marca, projetados no início do século XX. Só com metal ou adornadas com diamantes em lapidação pavê, todas as peças têm o famoso fecho Tiffany: um pivô giratório que evoca a funcionalidade de um cadeado doméstico. A partir da década de 1960, os cadeados antes meramente funcionais da marca tornaram-se elementos decorativos e passaram a representar uma característica distintiva da casa .
Alexandre Arnault definiu a Tiffany Lock como “uma interpretação elegante do design de um arquivo funcional, que representa um novo pilar empolgante em nossas ofertas de joias de diamante e ouro”.
Em uma época em que os temas sociais e ambientais se tornam cruciais, o compromisso com a marca é uma alavanca considerável para atrair as gerações mais jovens de consumidores. Esta nova coleção unissex foi precedida pela criação do Tiffany Atrium, um programa destinado a promover a inclusão e o combate à discriminação.
Quando perguntado se acha que todas as joias no futuro serão neutras em termos de gênero, Arnault discorda. Algumas coleções, como a HardWear da Tiffany, eram originalmente voltadas para as mulheres, “mas você vê muitos homens usando-as hoje em dia”. Apesar desta constatação, Arnault acha que algumas categorias podem ser mais difíceis de serem usadas por ambos os sexos. “Os diamantes tradicionais e os anéis de noivado continuam sendo prerrogativa das mulheres. Não espero que nossos clientes de alta joalheria sejam homens tão cedo, afinal, no momento, 100% desses clientes são mulheres”, ele me diz.
De qualquer forma, quando se trata de joias específicas de gênero, mesmo os planos mais bem elaborados podem ser deliciosamente interrompidos. “No verão passado, lançamos uma linha de anéis de noivado para homens – anéis de diamante que deveriam ser mais masculinos, mais adequados ao dedo de um homem”, lembra Arnault.“ Mas assim que esses anéis foram lançados, uma mulher da equipe da Tiffany já pegou um. E agora, ele confessa: “Eu vejo ele em sua mão todos os dias.”