A aquisição do grupo, formado pela fusão de diversos ateliês, visa fomentar o crescimento da divisão de joalheria da holding francesa especializada em artigos de luxo
A LVMH anunciou na sexta-feira (25) a aquisição do grupo Pedemonte, fabricante de joias de luxo estabelecido na Itália e na França, e com isso busca “aumentar significativamente a sua capacidade de produção”. A LVMH fez esta aquisição através do fundo de investimento Equinox, de acordo com um comunicado que não especificou o valor da transação.
O grupo Pedemonte nasceu em 2020 da fusão de diversos ateliês independentes de produção de joias e alia artesanato e tecnologia. Neste grupo, os ateliers da VPA, Lombardi, Greco F.lli, Gieffedi e Thea trabalham para grandes marcas internacionais.
Algumas fábricas, como a Lombardi, são ativas na produção de peças de alta joalheria, enquanto a VPA mescla a manufatura tradicional e a produção em série usando centros de fabricação com controle digital.
No total, o grupo conta atualmente com 350 artesãos e detém também a marca Vendorafa, fundada em 1951.
Esta aquisição permite ao grupo LVMH “aumentar significativamente a sua capacidade de produção, enquanto os ateliers existentes já mobilizam todos os seus meios para apoiar o forte crescimento da divisão de joalheria”, diz o comunicado.
A divisão de Relógios e Joalheria do grupo atingiu os 7,57 bilhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2021, em estrutura e câmbio comparáveis.
Toni Belloni, diretor-geral adjunto da LVMH, disse citado no comunicado: “Com esta aquisição estratégica para as nossas maisons, o grupo LVMH se fortalece um pouco mais na Itália, continuando a apoiar o ecossistema de empresas que contribuem para o sucesso das nossas maisons” que “contarão com um parceiro reconhecido pelo seu know-how para apoiar o seu crescimento”.
Angelo Facchinetti, sócio da Equinox, também citado no comunicado, mostrou-se satisfeito pelo “desenvolvimento de uma plataforma de produção de alto desempenho (conseguir) despertar o interesse de um player internacional tão relevante e importante como a LVMH”.
Para Gian Andrea Garrone, CEO do Grupo Pedemonte, “esta operação irá permitir-lhes dar seguimento às ambições em relação ao desenvolvimento, formação e reforço dos recursos humanos”.
“Também vamos prosseguir com uma política de investimento ambiciosa para fazer face a novos desafios, nomeadamente tecnológicos”.
Fonte: AFP, com tradução de Estela Ataíde para Fashion Network