FENINJER+

Começa hoje o 1° Seminário de Design, Ouro e Joias do Pará

Começa hoje o 1° Seminário de Design, Ouro e Joias do Pará

Começa hoje o 1° Seminário de Design, Ouro e Joias do Pará

A cadeia produtiva do ouro no Pará e o desafio de aliar desenvolvimento com sustentabilidade está entre os principais assuntos debatidos no evento

Seminário terá como tema “A joia do Pará no contexto amazônico” (Thiago Gomes / Arquivo Agência Pará)

Começa nesta quinta-feira, 01, o 1° Seminário de Design, Ouro e Joias do Estado, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), sob o tema ‘A joia do Pará no contexto amazônico’.

O evento que acontece hoje e amanhã faz parte das comemorações dos 20 anos do Programa Polo Joalheiro e do Espaço São José Liberto e reunirá alguns dos maiores especialistas em gemas e joias do país.

A cadeia produtiva do ouro no Pará e o desafio de aliar desenvolvimento com sustentabilidade está entre os principais debates do seminário. “Outro tema muito importante que vai ser abordado é a questão da rastreabilidade da cadeia produtiva do setor joalheiro, tanto na questão do ouro e o quanto isso já é uma realidade para o setor.

Vamos falar de novas tecnologias para o setor de joalheria e da arte de ourivesaria, considerando que o Programa Polo Joalheiro, na sua prática, dentre os elos da sua cadeia produtiva, temos uma prática muito viva da ourivesaria”, explica a diretora executiva do Igama, Rosa Neves.

A rastreabilidade visa trazer transparência à origem do ouro, garantindo aos fabricantes de joias, ourives e demais membros da cadeia produtiva, que todo o rigor foi tomado em relação à extração e ao caminho que o metal percorreu, podendo atestar sua legalização e sustentabilidade.

Durante esses dois dias de Seminário, serão realizadas palestras, painéis temáticos e mesas redondas que abordarão a representatividade, memória e identidade do design de joias no Pará; Desenvolvimento local e mineração do ouro no contexto amazônico;

Avanços e desafio do design de joias e suas conexões com a sustentabilidade, além de uma abordagem sobre o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro.

*Com informações de O Liberal e Igama

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima