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Vitrines inteligentes analisam o comportamento do cliente para personalizar sugestões

Vitrines inteligentes analisam o comportamento do cliente para personalizar sugestões

Vitrines inteligentes analisam o comportamento do cliente para personalizar sugestões

Tecnologia de recomendações inteligentes no e-commerce, as vitrines inteligentes podem ser a solução assertiva para fidelizar clientes e melhorar a experiência

Por Miriam Bollini*

Imagem de Freepik

Imagine uma vitrine que sabe os itens que chamam a sua atenção e que você, eventualmente, pode desejar comprar. Ela existe e pode tornar a experiência de compra de quem está no e-commerce muito mais completa e satisfatória.

Na prática, as vitrines inteligentes substituem as tradicionais vitrines físicas e acabam fazendo o papel de “vendedor virtual”, recomendando produtos de forma inteligente dentro da loja online. Essa solução faz parte de um sistema de recomendações que utiliza algoritmos, análise de dados e, em alguns casos, inteligência artificial para sugerir itens relevantes para os consumidores.

Vitrines inteligentes se propõem a oferecer uma experiência mais satisfatória ao consumidor

Uma experiência ruim pode ser um fator determinante para afastar potenciais consumidores e comprometer os resultados do seu negócio no e-commerce. Isso é o que revelou um estudo da consultoria Gartner; segundo o levantamento, 50% dos entrevistados possuíam grandes chances de migrar para concorrentes se expostos a experiências desconfortáveis.
Sendo assim, pensando em oferecer uma boa jornada aos usuários, os lojistas têm buscado estratégias para atrair e fidelizar os consumidores, algumas delas usando a inteligência artificial a seu favor. E um bom exemplo disso são as vitrines inteligentes.

“No e-commerce, essas vitrines servem para atrair potenciais clientes ao seu negócio. Como são intuitivas, elas devem apresentar os produtos para atrair a atenção e trazer destaque em meio a concorrência”, detalha Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina do Grupo Magalu.

Vantagens da vitrine inteligente

Para quem ainda tem dúvidas sobre os benefícios das vitrines inteligentes para o e-commerce, Schiavini destaca que a ferramenta melhora a experiência de compra dos usuários, por conta da facilidade de navegação e destaque de itens que não seriam vistos sem as vitrines inteligentes.

A solução ajuda ainda a fidelizar clientes, pois proporciona uma boa experiência do cliente dentro da loja virtual, tendo como consequência direta a fidelização, pois os consumidores tendem a repetir as compras quando o momento foi prazeroso.

Outro ponto positivo é a melhora do giro de estoque, já que destacam os itens do catálogo de produtos e dão visibilidade e saída para mercadorias que poderiam ficar paradas por muito tempo – além de aumentar a taxa de conversão, pois quando os clientes conseguem encontrar com mais facilidade o que procuram e até mesmo o que nem pensavam em adquirir, ficam mais próximos da decisão de compra.

Por fim, a vitrine inteligente contribui para elevar o ticket médio através de técnicas de cross selling e up selling, recomendando produtos para serem comprados em conjunto ou itens de maior valor aquisitivo.

A seguir, o executivo explica ainda os três principais tipos de vitrine inteligente. Confira:

1. Vitrines personalizadas

Funcionam como os vendedores das lojas físicas, sugerindo produtos e indicando similares. O sistema de recomendação analisa quais são os produtos que o cliente está procurando no campo de busca, em quais está clicando para ver mais detalhes, se algum produto foi adicionado ao carrinho de compras, entre outros comportamentos do cliente. Com esses dados, faz recomendações de acordo com as preferências do usuário, focando na personalização do usuário.

2. Vitrines não personalizadas

Aqui, a loja virtual também vai fazer sugestões para os consumidores, mas sem se basear nos dados de navegação de cada um. Você terá acesso aos produtos dispostos na vitrine padrão do site e a plataforma também vai fazer recomendações, mas provavelmente serão itens em lançamento, produtos mais vendidos, mais vistos, últimas unidades ou ofertas – o que ele mostraria a qualquer cliente.

3. Vitrines autônomas

Essa é uma versão mais eficiente das vitrines de recomendação. Graças a um sistema de recomendação com inteligência artificial, que faz análises em tempo real, as vitrines mais interessantes para cada usuário se posicionam sozinhas, nos lugares mais estratégicos e sem a necessidade de configuração. Até mesmo as seções mais genéricas, como a de lançamentos e de ofertas, podem ser ajustadas automaticamente, com base nas preferências do consumidor.

Ganhando destaque no mercado digital: case Francisca Joias
Ao investir em uma melhor experiência na página apostando nas vitrines inteligentes, o e-commerce da Francisca Joias acelerou a decisão de compra, obteve um aumento de 159% na taxa de conversão de vendas e ainda alcançou um crescimento de 7% no ticket médio.

Ao implementar a vitrine virtual, a marca queria oferecer uma experiência de navegação mais personalizada e prazerosa, afinal a loja tem mais de 1500 produtos únicos, sem contar as variações de SKU. Com as vitrines de recomendação e busca inteligente, a Francisca Joias conseguiu alcançar esse objetivo atendendo às necessidades de dois grandes grupos de clientes: os que ainda não sabem o que querem e os mais decididos.

No primeiro caso, apostando nas recomendações das vitrines e lidando com as tendências da moda de forma personalizada; e, no segundo, com a velocidade e assertividade da busca.

As vitrines de recomendação que mais impactaram a loja no pilar tendência foram as que apostam no gatilho mental da prova social. Ou seja, as que mostram o que outras pessoas estão gostando e adquirindo dentro da loja e que acabam, assim, influenciando os consumidores mais indecisos.

Entre essas vitrines, se destacaram principalmente a “Mais vendidos em categorias”, que fica na página principal e a “Quem viu este produto também se interessa por”, que aparece nas páginas de produtos.

Mas, além do aumento na taxa de conversão, as vitrines também provocaram um crescimento de 7% no ticket médio, pois as recomendações também incentivam os clientes a comprarem mais.

“Às vezes o cliente ainda nem se deu conta de que ele quer ou que precisa daquilo, mas acaba vendo uma vitrine personalizada, baseada na navegação dele, encontra mais produtos relevantes e acaba incrementando a compra”, explica Felipe Gomes, coordenador de tecnologia e marketplaces da marca.
Portanto, as vitrines inteligentes promovem as vendas assim como fomentaria um bom vendedor na loja física. E os e-commerces que utilizam inteligência artificial conseguem ser ainda mais assertivos e eficientes. Com isso, elevam a experiência de compra e aumentam as taxas de conversão – bom para o cliente, bom para a empresa.

*Miriam Bollini para Consumidor Moderno

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