FENINJER+

Joalherias esperam aumento de 12% nas vendas em maio

Joalherias esperam aumento de 12% nas vendas em maio

Joalherias esperam aumento de 12% nas vendas em maio

Segundo IBGM, promotor da FENINJER, o mercado está otimista com as vendas para o Dia das Mães

Imagem de gpointstudio no Freepik

O Dia das Mães é uma data muito importante para as joalherias em todo o Brasil. De acordo o promotor da FENINJER, o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o período representa cerca de 10% das vendas de todo o ano. Para 2023, o Instituto estima um aumento de até 12% nas vendas,

“A joia é um bem de significativo valor emocional. Seu simbolismo é muito forte na comemoração do Dia das Mães, sendo o único presente cujo valor vai além do material, não importando seu tamanho ou preço, pois a joia expressa a importância da pessoa presenteada”, afirma Roseli Duque, presidente do Conselho do IBGM.

“Além de eternizar momentos, muitas vezes, a joia passa de geração em geração, contando a história de uma família, em especial das mães que foram (e são) homenageadas neste dia”, explica Roseli.

Outro fator que influencia nas vendas das joias é a mudança de comportamento de compra. Com o empoderamento feminino, surgiu um movimento de “autocompra”, de mulheres que se presenteiam. “Esse movimento nas joalherias cresceu. Hoje, as mulheres se autopresenteiam, o que é fantástico”, completa a executiva do setor.

Em matéria para a Exame, publicada nesta sexta, 12, Roseli Duque falou com o jornalista Ivan Padilla sobre tendências, diamantes de laboratório e cuidados que o consumidor deve ter na hora da compra. Confira alguns trechos:

O que é tendência no mercado de joias

“A grande tendência deste ano é o ouro amarelo com o forte uso de correntes. As gemas coradas como, por exemplo, ametista, citrino, topázio e turmalinas, têm aparecido com força desde 2022, simbolizando o sentimento de alegria e liberdade pelo fim da pandemia.”

Existem tendências regionais de uso de joias

“Em geral, os brasileiros incorporam rapidamente as novas tendências no seu dia a dia, inclusive de forma homogênea. Temos poucas variações por região quanto ao design e estilo. No entanto, no Nordeste existe a preferência pelos modelos em ouro amarelo, enquanto no Sudeste existe uma parcela que consome ouro branco e rosé.”

Como é a atuação dos principais grupos de joalheria no Brasil

“Avalio que fazem um excelente trabalho em divulgar o uso da joia, alguns em particular, com foco na joia para o dia a dia, ajudando a desmistificar que um produto de ouro não é apenas para alguma ocasião importante. Além de sempre estarem antenados com as demandas do consumidor, possibilitam ações para que ele tenha experiencias com o produto, já que muitos são mais acessíveis do que outros artigos de luxo, porém ainda esse conhecimento não é percebido por todos.”

Qual o valor dos diamantes de laboratório

“O diamante de laboratório tem a mesma composição e propriedades físicas dos diamantes encontrados na natureza. São produzidos em laboratório levando em consideração a pressão e alta temperatura. Existem dois métodos: o processo HPHT (high pressure, high temperature) que, em português, significa alta pressão e alta temperatura, e o processo CVD (Chemical Vapor Deposition), em português, deposição química de vapor. Esse segundo permite a criação dos diamantes a partir da mistura de gases, sendo que neste processo a pressão é muito mais baixa.”

“O diamante sintético não é um vilão desde que seja comercializado como sintético. Por não ser natural, tem um valor inferior ao de um exemplar encontrado na natureza. Existe mercado para ambos, natural e sintético. O importante, e mandatório, é o joalheiro sempre explicar todas as diferenças entre um diamante natural e diamante sintético, uma vez que a olho nu não é possível fazer distinção. É fundamental que a gema seja comercializada com o certificado contendo suas propriedades e características.”

A compra de joias cresceu na pandemia?

“Sim, a demanda cresceu e está se mantendo. A joia é um produto confeccionado com metais e pedras preciosas e, portanto, tem reserva de valor, algo desejado em tempos de economia incerta. O consumidor tem feito compras mais selecionadas, prezando por bens duráveis. A joia, além de ter a característica de ser um produto eterno, que simboliza muitas histórias e emoções, é totalmente reciclado, podendo ser transformado ou ainda dar origem a outros produtos.”

Como comprar e vender joias com segurança?

“Nunca dispense um joalheiro de confiança ou ainda uma marca ou um vendedor que possa garantir sua aquisição e atestar seus materiais. Exija sempre o certificado e a nota fiscal.”

A matéria completa pode ser lida aqui

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima