Por Renata von Anckën*
Com a queda no interesse pelo metaverso, seja impulsionado pela crescente temática das inteligências artificiais ou por conta dos relatórios que a própria Meta vem divulgando, as conversas sobre como trabalhar com marketing alinhado ao mercado de tecnologia começaram a voltar seu foco para o mundo dos jogos digitais.
Grandes empresas como Facebook, Google e Microsoft têm investido pesadamente na construção de ambientes virtuais tridimensionais que prometem revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia e com outras pessoas. No entanto, o metaverso não é a única tendência em ascensão e o game marketing vem se destacando como uma alternativa promissora para as marcas alcançarem seu público-alvo de forma inovadora.
Também conhecido como marketing de jogos, o game marketing refere-se à utilização de estratégias de marketing e publicidade dentro de jogos digitais. É uma abordagem que vem ganhando notoriedade por permitir que as marcas se conectem com seu público-alvo de forma interativa e imersiva dentro de um ambiente digital, sem exigir que as pessoas se desconectem do seu hobby para serem impactadas ou terem contato com sua marca. No Brasil, essa opção vem sendo cada vez mais atrativa e impulsionada pelo aumento do número de jogadores e pelo interesse crescente na indústria de jogos.
Para as empresas conseguirem aproveitar essa tendência e alcançarem seus clientes de maneiras criativas e eficazes, nós precisamos buscar alternativas que consigam unir as estratégias de marketing à presença digital, que não sejam apenas em formato de anúncios e que busquem proporcionar interação para ganhar o interesse do seu público.
Ao unir frentes de branding e inbound marketing com o trabalho de fábricas digitais, nós podemos trabalhar com o desenvolvimento de jogos temáticos relacionados aos produtos ou serviços de uma marca, permitindo que ela demonstre o diferencial e potencial oferecido no mercado, de maneira informativa e educativa, num ambiente interativo.
Como alternativas para não depender do investimento que o desenvolvimento de um jogo pode exigir, as empresas também podem trabalhar em estratégias de game marketing para patrocinar equipes, torneios ou eventos, além de colaborar com desenvolvedoras de jogos para criar conteúdo exclusivo, ativações, inserções ou promoções especiais. Essa colaboração pode oferecer um alto nível de engajamento e conscientização da marca, além de proporcionar experiências únicas ao atrelar hobby, consumo e fidelização.
A gameficação, um dos principais pilares do game marketing, é uma abordagem que incorpora elementos de jogos ao produto ou serviço oferecido e que não depende do mercado de games. Tornando a experiência de consumo divertida, aumentando o envolvimento dos clientes e possibilitando ainda mais a união entre ambiente físico e digital, esta opção pode surgir como alternativa para as empresas trabalharem desafios, conquistas e rankeamento, fidelizando e conquistando novos consumidores.
O desafio será sempre alinhar as estratégias que o game marketing oferece à realidade da sua marca ou empresa, buscando em seu investimento como otimizar a sinergia entre marketing, desenvolvimento e o mercado de games.
Para as empresas, esse tipo de solução é uma excelente oportunidade para se diferenciar pela expertise em tecnologia e capacidade em fortalecer sua presença de marca entre seu público-alvo dentro dos jogos digitais, buscando sempre se adaptar às preferências do seu consumidor, entregando uma experiência customizada e integrando de maneira orgânica as parcerias de negócio que podem trazer bons resultados.
*Renata von Anckën é VP de Marketing & Sales da Truppe!