Temas como finanças, sustentabilidade e qualidade de vida impactarão a decisão de compra destes consumidores
Por Tamara Gonzalez Litman*
Um estudo da GFK, agência de pesquisa global que oferece conhecimento a partir de dados e perspectivas, aponta que os jovens da geração Z vão consumir cada vez menos e as razões para esse comportamento baseiam-se em três pilares: finanças, sustentabilidade e qualidade de vida. Para eles, existe uma insegurança econômica que aponta para um futuro menos promissor; 30% destes jovens estão preocupados com a forma de pagar as suas contas e 21% estão pessimistas quanto aos seus ganhos financeiros.
“A Geração Z tem um desafio na hora de encontrar emprego. Embora sejam jovens com mais escolaridade, enfrentam uma importante transformação tecnológica que devem acompanhar, o que lhes dificulta na hora de encontrar trabalho e construir uma vida financeira equilibrada”, diz Felipe Mendes, vice-presidente da Tech & Durables vertical NIQ para a América Latina.
Segundo o estudo, a Geração Z preocupa-se especialmente com o consumo consciente, ao ponto de 50% deles se sentirem culpados ao tomarem uma atitude que possa ir contra este princípio e 83% acreditarem que as marcas também devem estar atentas a estas questões.
“A visão de consumo desta geração, que é ter acesso a produtos reciclados ou mesmo usados e usar algo por muito mais tempo, é uma questão muito presente em suas vidas e estimulada pelas tendências ESG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança)”, conclui o gestor.
*Tamara Gonzalez Litman para Fashion Network