Especialista comenta pontos que exigem atenção das lideranças do varejo na hora de se reunir com suas equipes
Começando o ano, Ligia Guedes*, especialista em mentorias para profissionais do varejo, cita seis erros que os gerentes de loja não devem cometer em nenhuma reunião com suas equipes de vendas:
1 – Esperar os atrasados
Todas as vezes em que o gerente agenda uma reunião e no horário marcado espera os atrasados para começar, ele está recompensando os tardios e punindo quem chegou no horário.
2 – Não fazer pauta
Quando um gerente não se organiza, a reunião pode ficar confusa, além dele correr o risco de esquecer de falar sobre assuntos importantes.
3 – Não escolher o melhor momento
Reuniões não devem ser feitas com a loja aberta, no meio do salão de vendas. Elas devem acontecer quando o estabelecimento estiver fechado e com toda a equipe reunida.
4 – Fazer quando dá
Se você quer que a loja atinja a meta todos os meses, precisa, então, estabelecer uma rotina de começar o mês direcionando a equipe com estratégias. Fazer esse encaminhamento apenas quando dá não é aceitável.
5 – Cair na mesmice
Muitas equipes não gostam de reuniões porque são sempre iguais. Surpreenda sua equipe! Pense em dinâmicas, vídeos ou mesmo uma forma de recepcioná-la que a impacte.
6 – Não documentar
No final das reuniões, repasse rapidamente todos os pontos abordados e peça para os vendedores assinarem. Arquive a pauta.
*Ligia Guedes está à frente do Instituto New Tríade, instituição de ensino voltada para capacitação de profissionais do varejo.