De 04 de março a 20 de maio, o público poderá ver obras de artistas como Basquiat e Hirst em “Cultura da Criatividade”, na sede da joalheria em Nova Iorque
Com DNA vinculado às artes, a Tiffany & Co. foi estratégica ao transformar os três últimos andares de seu edifício Landmark – na esquina da Quinta Avenida com a 57th Street -, em uma deslumbrante uma caixa de vidro, com vista para o Central Park e o horizonte da cidade de Nova York. Se até agora, esses espaços foram palco de apresentações privadas e eventos VIPs da joalheria, a partir da próxima semana, esse histórico mudará com a recepção, pela primeira vez, de uma exposição de arte contemporânea, a ‘Culture of Creativity’ (em tradução livre, Cultura da Criatividade).
Em parceria com o arquiteto Peter Marino (profissional que acompanhou a reforma do icônico prédio), a joalheria sediará a mostra de 70 peças contemporâneas de 26 artistas, de 4 de março a 20 de maio.
Os visitantes terão a oportunidade de contemplar obras de mestres como Jean-Michel Basquiat, Francesco Clemente, Urs Fischer, Damien Hirst, Jenny Holzer, Rashid Johnson, entre outros. Uma curiosidade: Fischer e Hirst também estão representados em todo o Landmark, onde seus trabalhos ficam permanentemente instalados em meio a exposições de joias e artigos para o lar.
Grande parte deste acervo provém da Peter Marino Art Foundation, com sede em Southampton, Nova York. No entanto, outras obras emprestadas da coleção particular do arquiteto se destacam, como o icônico Basquiat de 1981, uma peça de mídia mista em tons de cinza, juntamente com pratos, travessas e outros objetos de prata esterlina Tiffany, datadas da década de 1880.
“Estamos extremamente honrados por ter a oportunidade de nos envolvermos novamente com Peter Marino em uma parceria criativa para a primeira grande exposição do Landmark”, disse Anthony Ledru, CEO da Tiffany, em comunicado. “Peter reimaginou o Landmark como um espaço de maravilhas e um centro cultural. Não há lugar melhor para mostrar sua coleção do que aqui.”
Os ingressos para essa jornada cultural poderão ser reservados pelo site Tiffany.com a partir de 1º de março.