Entenda a importância de oferecer ao cliente não apenas produtos de qualidade, mas também algo que faz sentido para ele de acordo com o contexto da época
Por Claudia Brandão*
As marcas de luxo que se mantêm no mercado há décadas ou até séculos têm algo em comum: elas sabem se reinventar sem perder a essência.
Elas acompanham as transformações sociais e culturais, e oferecem aos seus clientes não apenas produtos de alta qualidade, mas também algo que faz sentido para eles de acordo com o contexto de cada época.
Como elas conseguem isso? Como elas se comunicam com as novas gerações que têm expectativas diferentes das anteriores? Quais são os segredos para fidelizar um público cada vez mais exigente?
A resposta está na capacidade de adaptar seus princípios e de refletir sobre o propósito da sua marca, alinhando-o aos padrões de excelência que incluem diversidade e autenticidade. Esses são os atributos que fazem as marcas se destacarem e se tornarem especiais aos olhos do mercado e da sociedade
O luxo não é mais definido pelo TER, mas pelo SER, e esse ser ganha muito mais importância e significado quando se expande.
Expectativas do público-alvo
Se no passado, o mercado demorava para mudar, hoje, as transformações estão ocorrendo de modo simultâneo, contínuo e a curto prazo – principalmente no mercado de luxo. De acordo com Fábio Barbosa, CEO da Natura, tais mudanças são motivadas por 3Cs: conveniência (oportunidades), convicção (propósito) e constrangimento (obrigação de mudar pela imposição de leis ou da sociedade). Por isso é fundamental, que as marcas de excelência estejam alinhadas e antenadas com o que os consumidores buscam e valorizam para se manterem relevantes.
Adaptabilidade e autorreflexão
O cliente de alto padrão é instigado pelo desejo e pela magia que o luxo emana. Porém, uma parte cada vez maior desta clientela busca por produtos e serviços que priorizem garantir o bem do planeta e da sociedade. Segundo estudos, mais de 40% dos consumidores anseiam por orientação humana mais sólida, segurança e cuidado das marcas, tanto online quanto offline (BCG x Altagamma). Neste cenário, rever o propósito do seu negócio e refletir se ele está em conformidade com os valores considerados relevantes pelo mercado é vital para elevar o patamar de atuação de uma marca.
A importância de construir um legado
Manter um crescimento perene no ecossistema do luxo pode ser desafiador a longo prazo, o que gera a necessidade de as marcas transcenderem as tendências passageiras. A construção de um legado é o que possibilita o desenvolvimento de narrativas que criam um elo emocional entre a empresa e seu público-alvo, gerando a diferenciação em relação à concorrência e transformando-a em uma marca memorável.
Como consequência, atrair novos consumidores e torná0los leais se torna algo natural. Para isso, usufruir de estratégias que transmitam os valores e a cultura organizacional do seu negócio é de grande relevância.
*Claudia Brandão é especialista em Mercado de Luxo, mentora e palestrante, co-criadora do podcast ‘As novas vozes do luxo’.