FENINJER+

Montblanc convida Wes Anderson para celebrar os 100 anos de sua caneta mais famosa

Montblanc convida Wes Anderson para celebrar os 100 anos de sua caneta mais famosa

Montblanc convida Wes Anderson para celebrar os 100 anos de sua caneta mais famosa

Com evento em Los Angeles, a marca colaborou com o cineasta Wes Anderson no lançamento da Meisterstück The Origin Collection

Por Luigi Torre

Wes Anderson. Foto: Divulgação

A Montblanc é, sem dúvidas, mais associada à palavra escrita do que às imagens em movimento. Ainda assim, para celebrar os 100 anos de sua peça mais emblemática, a caneta Meisterstrück, a marca alemã decidiu estreitar seus laços com o universo cinematográfico. “Quando um objeto se torna realmente icônico, ele vai para o cinema”, diz Vincent Montalescot, diretor de marketing e merchandising, para justificar a escolha de Wes Anderson para comandar o vídeo da campanha em torno do centenário.

De início, o match parece improvável. O cineasta estadunidense é conhecido por um estilo lúdico, cores intensas, imagens simétricas, perspectivas precisas e narrativas marcantes. Já a Montblanc, por uma imagem sóbria, monocromática e um tanto formal. “Mas quando Wes visitou nossos arquivos, ficou apaixonado pelas cores que encontrou. Já estava tudo ali”, fala o diretor de criação da maison, Marco Tomasetta.

Divulgação: Montblanc

Com referências sutis e não tão sutis aos códigos da casa, o filme é estrelado pelos atores Rupert Friend, Jason Schwartzman e o próprio diretor e roteirista. Nele, o trio apresenta a história da grife e de seus produtos, no Montblanc Observatory High-Mountain Library, cenário fictício em homenagem ao poder inspirador das bibliotecas e à escrita criativa. “Em 2020, fizemos uma campanha com Spike Lee, outro cineasta, o que significa que nosso interesse por cinema é bastante óbvio”, comenta Vincent. Porém, a conexão não acontece com qualquer profissional da área. A conexão com a escrita, aqui, é fundamental. 

As canetas Meisterstück The Origin Collection Doué Classique e Meisterstück The Origin Collection Solitaire LeGrand. Foto: Divulgação Montblanc.

“Nos intervalos das filmagens com o Spike, ele estava sempre na sua mesa escrevendo. Em 2011, fizemos outro trabalho com Wim Wenders, que também escreve muito. E agora, com Wes Anderson, nem se fala. São dois (a escrita e o cinema) campos que alimentam a cultura, e nós somos uma marca cultural”, fala o executivo.

O vídeo foi apresentado durante um jantar para cerca de 150 convidados, na quarta-feira (01.05), em Los Angeles. Entre os presentes, estavam os atores Adrien Brody, Emma Roberts, Rodrigo Santoro, Waris Ahluwalia, Lee Jinuk, Jing Boran, além do cantor John Legend, principal atração da noite.

No evento, também estavam expostos modelos históricos de canetas da Montblanc junto a versões atualizadas, alguns parte dos lançamentos da Meisterstück The Origin Collection. Além dos instrumentos de escrita, a coleção conta com acessórios de couro e outros produtos inspirados no universo criativo de Wes Anderson e, claro, na própria história da casa alemã.

*Luigi Torre viajou a Los Angeles a convite da Montblanc. Artigo Elle

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima