47% dos consumidores declararam que utilizam guias de presentes dos influenciadores para decisões de compra
Por Helena Canhoni
Pesquisa recente da Mavely revelou que, em 2023, 28% dos consumidores compraram presentes com base na recomendação de criadores de conteúdo. Esse percentual sobe para 52% quando se trata da Geração Z (1995 – 2010). Além disso, o levantamento mostrou que 34% dos entrevistados confiam nos influenciadores para obter ideias de presentes, sendo que, entre a Geração Z, essa confiança alcança 58%.
O objetivo do estudo foi identificar as tendências de compras para a temporada de festas de fim de ano e entender o papel dos influenciadores nas decisões de compra. Um dado interessante é que, embora 54% dos consumidores planejem fazer a maior parte das compras de fim de ano tanto online quanto presencialmente, a Geração Silenciosa (1925 – 1945) lidera as compras exclusivamente online, com 30%, o dobro da Geração Z (15%).
A influência dos criadores de conteúdo vai além das recomendações diretas. Segundo o levantamento, 56% dos consumidores afirmaram que parte dos presentes de fim de ano inclui itens promovidos por influenciadores. A Geração Z é a mais engajada, com 47% utilizando guias de presentes de influenciadores para decisões de compra – os outros consumidores, de todas as idades, têm um engajamento de 25%.
Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista em marketing de influência, destaca que a confiança da Geração Z nos influenciadores é consequência de terem crescido em um ambiente digital, no qual os criadores de conteúdo ocupam um papel central, substituindo cada vez mais a mídia tradicional. “Para eles, influenciadores não são apenas figuras de mídia, mas pessoas com as quais sentem que podem se conectar de maneira mais pessoal e autêntica. Esse relacionamento cria uma confiança natural, uma vez que veem os criadores de conteúdo como fontes confiáveis, que compartilham experiências reais e dicas práticas”, destaca o executivo.
Confiança precisa ser conquistada
O cenário aponta, cada vez mais, para um aumento no investimento em marketing de influência, já que, apesar da confiança nos influenciadores, a Geração Z é mais criteriosa do que aparenta.
A pesquisa indica que 23% dos consumidores mais jovens precisam ver um produto promovido de quatro a cinco vezes antes de considerarem a compra; entre a maioria dos compradores (36%), essa média cai para duas a três vezes. Gonçalves ainda explica que essa seletividade exige mais pesquisa e investimento por parte das marcas. “Esta geração é mais criteriosa em suas decisões de compra, pois foi exposta a um excesso de informações desde criança e desenvolveu uma postura crítica e consciente em relação ao consumo. Eles valorizam autenticidade e transparência, e tendem a precisar ver um produto promovido várias vezes antes de considerarem uma compra, pois pesquisam mais e verificam a consistência das recomendações”, finaliza o diretor.
Por *Helena Canhoni para E-commerce Brasil