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Conectada, geração Z se aproxima das marcas à moda antiga

Conectada, geração Z se aproxima das marcas à moda antiga

Conectada, geração Z se aproxima das marcas à moda antiga

Pesquisa revela que esse público e os millennials têm descoberto as pequenas empresas de bairro enquanto andam pelas ruas; redes sociais são segunda alternativa

Por Sam Becker*

As empresas gastam bilhões de dólares na tentativa de chamar a atenção de consumidores mais jovens, principalmente aqueles da Geração Z e da Geração Y. Mas um novo estudo surpreendente descobriu que a maioria desses consumidores está aprendendo sobre novos negócios e marcas da maneira antiga: eles estão apenas andando por suas comunidades.

Essa é uma das conclusões do Estudo de Impacto de Pequenas Lojas da American Express de 2024, divulgado recentemente. O estudo descobriu que 90% da Geração Z e da Geração Y encontraram novos negócios enquanto caminhavam — o que é mais do que os 80% que disseram ter descoberto novos negócios pequenos e independentes por meio das mídias sociais.

Isso levanta a questão: os consumidores mais jovens causaram um curto-circuito em departamentos de marketing inteiros com seus passeios fora do ambiente digital?

Mais ou menos, diz Elizabeth Rutledge, diretora de marketing da American Express. “Embora a tecnologia e a descoberta de negócios online continuem sendo cruciais, depois da pandemia da Covid, de fato vimos uma mudança no comportamento dos consumidores mais jovens, pois eles desejam mais conexões humanas, na vida real”, diz ela.

Presença local

A tendência se traduziu em mais pessoas querendo apoiar pequenas empresas locais — ou pelo menos dizendo que querem — nessa temporada de festas. O estudo da Amex descobriu que 85% dos consumidores em geral dizem que “provavelmente” “comprarão em pequenas empresas” este ano, o que representa um aumento de 11 pontos percentuais em relação à última década.

Além disso, 55% dizem que planejam tornar as compras em pequenas empresas “uma prioridade”. Isso também se transformou em otimismo para os empresários — 95% dos quais têm uma perspectiva positiva para suas vendas de fim de ano em 2024, o que representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação a 2023.

“De uma pandemia global a um ambiente macroeconômico em constante evolução, os últimos anos testaram as pequenas empresas“, diz Elizabeth.

Ainda segundo a diretora de marketing, as pequenas empresas “tiveram de ser corajosas, experientes e flexíveis. Esperamos que esse sentimento continue com base em nossas conversas com os empresários. . . . Eles nos disseram que assumir novos desafios a cada ano os faz sentir ainda mais confiantes em suas habilidades como empresários e em sua capacidade de expandir seus negócios para o futuro.”

“Os estudos anteriores mostraram que para cada dólar gasto com uma empresa local, 68 centavos (de dólar) ficam na comunidade local”, finalizou Elizabeth.

*Sam Becker para Fast Company

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