Por Débora Rodrigues
A Pandora anunciou em janeiro que é a marca de jóias global mais reconhecida, passando à frente de Swarovski e Tiffany. A afirmação foi do CEO Anders Colding Friis, que durante uma apresentação para a comunidade financeira, frisou: “Nós somos agora a marca de jóias número um do mundo. Em 2017, vencemos a competição e nos tornamos o número um. Até então, éramos o número dois”.
De acordo com um rastreador global que mede as 25 melhores companhias em seus mercados de atuação, a conscientização da marca foi de 83%, em comparação com 80% em 2016. De acordo com os números da empresa, isso supera as outras principais marcas de jóias do mundo como Swarovski (80% de conscientização) e Tiffany & Co. (71%).
Friis admitiu que a empresa cambaleou um pouco nos Estados Unidos e considera este mercado um grande desafio, mas disse que a Pandora vê oportunidades para expandir sua presença no varejo e aumentar novas ofertas de produtos nesta região.
O CEO acrescentou que a Pandora planeja se concentrar em lojas próprias no futuro, em vez de franquias. A estratégia tem sido manter lojas próprias nas grandes cidades e franqueados em locais onde o relacionamento dos proprietários com a população é mais próxima. No Brasil, a CEO da Pandora, Rachel Maia disse em entrevista que a marca deve se recuperar em 2018, depois de ver as vendas no varejo caíram no ano passado.