Por Gabriel Moura
A tendência do “menos é mais” chegou com força no mundo da joalheria. Por isso, joias minimalistas tem sido a escolha de grandes nomes da joalheria internacional, que apostam em formas simples, básicas e com o mínimo de como contraponto aos excessos e opulências das joias barrocas.
São peças aumentam que buscam expor uma beleza mais cool em formatos mais delicados. Ao mesmo tempo, são versáteis e podem acompanhar tanto um dia de trabalho como um evento. A proposta é que essas peças valorizem alguns pontos de look de maneira estratégica, sem implorar por atenção.
E que tal conferir um pouco dessa tendência na visão de algumas das principais joalherias mundiais? A Cartier já investiu em uma coleção leve, simples e elegante chamada de Amulette. Estes pequenos amuletos traziam pedras coloridas naturais, ouro em design simples e elegante. Outra que já se inseriu no minimalismo foi a Dior. A marca lançou a coleção Monsieur Dior que traz as formas de rosa dos ventos sem muitos detalhes e diferente das peças que usualmente a marca trabalha.
Ainda temos exemplos de minimalismo em peças da Gucci, em sua coleção Le Marché des Merveilles, inspirada em histórias que narram as aventuras na Wonder Factory; e da Hermés, casa francesa que tem trabalhado peças mais geométricas, com design simples, mas com muita elegância.