A gema que divide o posto do 6º mês com a pérola pertence à família dos feldspatos, sendo um dos minerais que compõem mais da metade da crosta terrestre
Por Erica Mendes
‘Pedra da lua’ vem do sânscrito shandra Kanti que significa raio da lua. Por algum tempo, também foi chamada de adulária, nome originado da cidade suíça Adular (agora St. Gotthard), lugar onde foram encontradas suas primeiras fontes de boa qualidade.
Da espécie mineral ortoclásio, a pedra da lua pertence ao grupo feldspato: os minerais dessa família compõem 60% da crosta rochosa da Terra. Ao lado da pérola, é a regente do mês de junho, e representa o 9º ano de casamento e os signos de câncer e peixes.
Segundo os especialistas, seus exemplares mais valiosos têm aparência incolor, quase transparente, sem inclusões visíveis e um brilho azul elétrico.
Cores e Fenômenos Ópticos
A pedra da lua aparece na natureza nas cores que variam do incolor ao branco, verde, laranja, do amarelo ao marrom, e do cinza ao quase preto.
Seu brilho azul é decorrência do fenômeno óptico chamado adularescência, ou seja, uma luz de efeito azulado que parece se mover por toda a pedra, dando à sua superfície uma aparência brilhante. Daí a associação com à lua cheia. Além da adularescência, essa gema pode ainda apresentar o asterismo, ou efeito estrela, e o acatassolamento, mais conhecido como olho de gato.
Pureza
As inclusões podem interferir bastante no efeito óptico da adularescência, portanto, quanta mais transparente e livre de inclusões, mais valioso pode ser o seu exemplar. Curiosidade: a pedra ‘lunar’ pode apresentar pequenas rachaduras chamadas de centopeia, pois se assemelham aquele animal fino e longo de muitas pernas.
Lapidação
Tradicionalmente, sua versão translúcida é lapidada em cabochão, sendo considerado o corte que melhor exibe seus fenômenos ópticos. Já a semitransparente e/ou transparente também pode ganhar lapidação facetada que contribui para aumentar o brilho e esconder eventuais inclusões.
Peso
Apesar de ser encontrada em diversos tamanhos e quilates, a pedra da lua com as melhores características de cor, peso e pureza em tamanhos maiores é rara.
Cuidados
A pedra da lua tem dureza entre 6,0 e 6,5 na Escala de Dureza de Mohs, tendo baixa tenacidade. Como ela é vulnerável, se atingida por um elemento mais duro, pode apresentar arranhões, lascas e rachaduras. Por isso, é mais comum ela adornar brincos, broches e pingentes do que anéis.