A gestão de tempo como aliada ao bem estar

Uma boa gestão do tempo, além de possibilitar mais momentos de lazer, também aumenta a produtividade

Por Clara Lemos

Foto: Pexels

Saber gerenciar bem o tempo de trabalho e de outras funções da vida traz enormes benefícios para a saúde mental e bem estar, como a sensação de eficiência, ter mais tempo livre para o descanso e lazer e mais organização na vida profissional e pessoal. Quando não sabemos gerenciar bem o tempo, temos a sensação de não termos realizado as tarefas necessárias durante o dia, não sabemos separar o momento de trabalho e de descanso e não conseguimos ter uma boa performance profissional e pessoal.

A gestão de tempo consiste em organizar o tempo do dia disponível para a realização das tarefas necessárias. Com uma gestão de tempo bem realizada, é possível diminuir o stress, aumentar o tempo livre e a produtividade, sem mágica alguma, apenas organização. Mas como fazer isso? Primeiro, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, elas irão te guiar rumo à boa gestão do tempo.

Segundo, faça listas de tarefas diárias. O que você precisa fazer todos os dias para atingir suas metas? Assim, estabeleça prioridades na sua rotina, ocupe-se de uma tarefa por vez e estabeleça um calendário executável de quando pretende começar e terminar as tarefas. Em terceiro lugar, evite a procrastinação e cumpra os prazos estabelecidos. Durante esse percurso, é importante ter um ambiente de trabalho bem organizado e fazer pequenas pausas durante a execução das tarefas para oxigenar o cérebro.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado