As lendas por trás do diamante amaldiçoado

Algumas joias não são conhecidas apenas por sua raridade e beleza. No mundo da joalheria, ficaram famosas mundialmente porque são consideradas preciosas, mas amaldiçoadas. Uma das mais famosas é o diamante que curiosamente é chamado de “esperança”, o Hope Diamond

Débora Rodrigues

O Hope é um dos diamantes mais famosos do mundo. Já esteve nas mãos de reis e rainhas, foi exposto em muitos museus, mas sua maior fama é a de ser um objeto amaldiçoado. Em 1600, o viajante francês Jean-Baptiste Tavernier comprou um diamante de 112 quilates, que segundo consta, foi encontrado na Índia. Ele vendeu o diamante ao rei Luís XIV da França em 1668. A gema foi recortada em 67 quilates e cravada em ouro. Geralmente, era vista sendo usada no pescoço do rei durante cerimônias reais.

Tavernier depois de anos foi morto misteriosamente por cães. Já o rei Luís XIV morreu de gangrena, enquanto todos, exceto um de seus filhos, morreram na infância. O diamante então foi parar nas mãos de outro monarca, Luís XV, que restaurou a pedra e depois morreu de varíola.

O diamante foi de Luís XVI e Maria Antonieta, mas acabou entregue ao governo depois que ambos tentaram fugir da França e foram, posteriormente ,decapitados. Em 1949, o joalheiro americano Harry Winston comprou o Hope Diamond da propriedade da socialite Evalyn Walsh McLean. Ela viveu diversas tragédias pessoais. A morte de sua sogra foi seguida pela morte de seu filho de 9 anos. Seu marido a deixou por outra mulher, mas depois morreu em um hospital psiquiátrico. Sua filha morreu de overdose de drogas aos 25 anos. A própria McLean morreu pobre e endividada, forçando os filhos restantes a se desfazer do patrimônio e do Hope Diamond.

O novo proprietário da gema, Winston, o emprestou a vários museus ao redor do mundo, eventualmente doando-o para a Smithsonian Institution em 1958. Dizem que até o carteiro que levou a pedra ao museu sofreu as consequências da maldição. Ele pouco depois de fazer a entrega, sofreu dois acidentes de carro, sofrendo um ferimento na perna e na cabeça. Sua esposa morreu de ataque cardíaco e seu cachorro foi estrangulado na coleira. E como se não bastasse, sua casa foi incendiada.

Mas, qual seria o motivo dessa joia supostamente ser amaldiçoada? Segundo disseram tempos depois da gema ficar famosa, tudo isso teria acontecido porque Tavernier parece ter roubado o diamante de um dos olhos de um ídolo hindu e acabou sendo punido, bem como todos que tiveram contato com a gema.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado