Bom Humor e Imunidade: Uma forma de Resiliência Emocional para a Retomada

O bom humor é, antes de tudo, uma forma de imunidade mental e a expressão de que o corpo está bem.

Por Leila Navarro

Foto: Shaurya Sagar on Unsplash

O bom humor é, antes de tudo, uma forma de imunidade mental e a expressão de que o corpo está bem.

 

Não preciso convencer ninguém da importância que o bom humor e o riso têm na vida da gente, mesmo nos momentos mais difíceis, como esse que estamos passando. Estudos científicos comprovam que o riso diminui o estresse, estimula o sistema imunológico, protege contra doenças, acelera o coração, oxigena o corpo e pode até queimar calorias. O riso provoca a liberação de endorfina, substância que produz a sensação física de prazer e bem-estar.

 

Ninguém pensa ao dar uma gargalhada! Não dá para rir e chupar cana ao mesmo tempo, ou será que é, não dá para chupar cana e cantar ao mesmo tempo? Não importa! O que quero dizer é que não dá para pensar e rir ao mesmo tempo. A risada nos leva para um outro lugar, é como se nos transportasse para uma outra dimensão. Sendo assim, ouso dizer, que a risada é como se fosse uma “meditação” divertida, que vai acalmando a mente e esvaziando o cérebro. E logo após disso, fica difícil voltar imediatamente com os pensamentos negativos ou tensões de raiva por exemplo. Tudo passa a fluir de maneira mais plena! Entende?

 

A vibração do riso é uma massagem para o corpo e emana boas energias ao Universo. Em minhas palestras motivacionais, costumo praticar a Terapia do Riso com o público ouvinte. Os mentores da Universidade da Yoga do Riso (Índia) defendem que os exercícios da terapia do riso podem ser bons para uma série de problemas do aparelho digestivo, equilibrando as irregularidades de uma alimentação desregulada, além de diminuir o estresse e tensões do corpo.

 

Nossa Leila, mas tem como manter o bom humor nesse momento tão caótico, onde a ansiedade reina? Como manter o bom humor e a satisfação com o trabalho vivendo uma pandemia que não tem data para acabar? Como encorajar minha equipe diante de tanta incerteza? Como manter os colaboradores auto motivados em meio a tanta mudança, ansiedade, perdas e problemas financeiros? São essas e outras inúmeras dúvidas que recebo neste momento, por parte dos líderes das empresas. O bom humor e uma imunidade mental é a base para resiliência emocional. Quando temos esse tipo de imunidade, conseguimos nos tornar observadores dos nossos próprios pensamentos e sentimentos. Sabemos o que não queremos e o que realmente importa. Não mantemos em nossa mente, o que não desejamos ver em nosso mundo.

 

Viktor Frankl já dizia: Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos. E agora, mais do que nunca, é essencial encontrar maneiras criativas de nos acalmarmos quando nos sentirmos estressados e com a saúde mental abalada. Independente do seu contexto social e econômico, só você têm o poder de controlar seus pensamentos e emoções. Aliás, é apenas isso que podemos controlar, pois o restante são incertezas. 

Que tal navegar sob essas incertezas com mais equilíbrio e bom humor?

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado