Brilhante resiste às novidades como a lapidação mais desejada

Estudo revela que os diamantes de corte redondo continuam sendo os mais vendidos, embora o consumidor sonhe com pedras em formato esmeralda

Débora Rodrigues

O brilhante é o corte mais popular do diamante e também o mais vendido. De acordo com a pesquisa realizada pela joalheria americana Blue Nile, especializada em joias para casamento, os diamantes redondos continuam sendo a forma mais requisitada entre a maioria dos compradores, respondendo por 66% dos pedidos totais que a empresa recebe.

No entanto, quando se trata de peças consideradas objeto de desejo, a Blue Nile recebe mais pedidos de cortes no formato esmeralda e quadrada (princess), principalmente em regiões consideradas mais tradicionais e conservadoras, como Dallas e Texas. Já em cidades cosmopolitas, como Nova Iorque, os diamantes em forma de pêra são os mais pedidos.

Os moradores de Los Angeles são os maiores consumidores de pedras de corte marquise de inspiração vintage, e Chicago conquistou o primeiro lugar para os diamantes de lapidação oval. As encomendas de ovais dobraram em todo o país nos últimos três anos, observou a joalheria em sua pesquisa de tendências de cortes e lapidações.

“Embora o corte redondo seja sempre o mais popular por causa da forma como ele otimiza o fogo e o brilho da gema, notamos que as tendências do anel de noivado variam de acordo com o local onde nossos clientes residem e são essas tendências que contam uma história própria”, disse a chefe de Marketing da Blue Nile, Katie Zimmerman.

Solitários têm sido os anéis preferidos por décadas, respondendo por 39% de todos os pedidos, enquanto as configurações do halo ficaram em segundo lugar. A maior pedra que a Blue Nile vendeu no ano passado foi um corte de princesa de 8,04 quilates, vendido na Carolina do Sul. Honolulu, no Havaí, abriga o maior diamante comprado em forma de coração, pesando 4 quilates.

Quando se trata de metais, a platina é a melhor escolha de metal segundo votação de todo o país, compreendendo 42% do total de vendas nos EUA, com os residentes de São Francisco fazendo a maioria das compras. Atlanta, Geórgia, ordena a maior quantidade de ouro rosa, e as vendas do metal no país dobraram nos últimos três anos, disse o joalheiro. O ouro é mais popular no Texas, com Dallas pedindo mais ouro branco do que qualquer outra cidade, enquanto Houston opta pelo amarelo.

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