Prepare as vendas para o Dia dos Namorados

Como organizar a sua loja virtual e alavancar os negócios

Galleger Ilhe/ Ecommerce Brasil

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho e é muito esperado pelos lojistas. Já se tornou uma data essencial para o faturamento dos e-commerces brasileiros. Somente em 2019, estima-se um crescimento de até 5,2% no varejo brasileiro segundo os cálculos são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em 2018, a data comemorativa faturou R$1,77 bilhões com um ticket médio de R$ 464, dados do última pesquisa realizada pela Ebit, Webshoppers 39ª edição. Sabemos que o Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para os lojistas movimentarem seus e-commerces. As pesquisas realizadas pela Picodi.com levantaram a informação de que metade dos brasileiros do público masculino ofereceu como presente um jantar romântico em um restaurante, 32% compraram roupas e 18% optaram por perfumes.

O mesmo levantamento destacou que a maioria das mulheres preferiram comprar algo ao invés de passar um tempo fora durante a data. 40% das compras realizadas foram em roupas para seus parceiros e 24% compraram perfumes.

Com as expectativas de vendas e crescimento do faturamento em 2019, você deve estar se perguntando “como organizar e preparar meu e-commerce para o Dia dos Namorados?”.

Temos algumas dicas para ajudar a organizar o processo de entrega de seus produtos. Seus consumidores ficarão confortáveis ao saber que o produto chegará na data correta.

E que tal deixar a campanha de promoção do Dia dos Namorados em divulgação por mais um semana? Existem vários perfis de clientes que compram depois da data, como aqueles que estão aguardando uma promoção bacana.

Sempre ressalto que para a sua loja virtual ter um grande sucesso de vendas é necessário que aconteça planejamento antes da data comemorativa. Realizá-lo uma semana antes do dia 12/06 não trará grandes resultados. Talvez tenha algum sucesso com uma promoção relâmpago destacada na sua loja virtual, mas que tal começar a pensar na sua campanha a partir de hoje?

Atenção ao estoque da sua loja

Você já realizou a contagem dos seus produtos? Se atentar ao estoque é fundamental ao realizar uma campanha para uma data especial. Verificar com antecedência te dará a oportunidade de abastecer o seu negócio dentro da data esperada. Assim, as chances de frustração do seu consumidor ao receber o pacote atrasado ou dizer que o produto não está mais disponível diminuem.

Realize testes na sua plataforma

A plataforma do seu e-commerce é essencial. Por isso, realizar testes da plataforma algumas semanas antes pode ser fundamental para evitar possíveis imprevistos. Esse ato de verificar e realizar testes melhora a taxa de abandono do carrinho e também reduz o desinteresse do consumidor com a compra.

Elabore uma promoção

Não somente para o dia dos namorados, mas a estratégia de promoção pode se adequar a qualquer campanha de data comemorativa. Você pode oferecer combos de produtos, cupom de descontos e também realizar uma campanha de desconto progressivo.

Esses três citados são excelentes para aumentar o ticket médio de sua empresa e funcionam da seguinte maneira: o cliente ganha 10% de desconto se acrescentar mais um item em seu carrinho; se ele adicionar outro item, totalizam X itens em sua compra e ele ganha mais 10% de desconto.

Com essa estratégia o consumidor consegue comprar todos os produtos que deseja de sua loja. Além disso, apostar em uma estratégia de promoção de recompra pode ser interessante, como “Ganhe 20% de desconto em sua próxima compra”. Você pode encaminhar o cupom de desconto por e-mail ou até mesmo em um cartão promocional dentro da embalagem do produto.

Aposte em embalagens customizadas para a data

Realizar o envio com uma embalagem especial para a campanha pode ser um diferencial para seu e-commerce, por isso não economize em enviar uma embalagem mais elaborada ao seu cliente.

Como falamos de um dia especial para casais, seria interessante encaminhar um cartão comemorativo em branco para que o cliente possa escrever a mão uma mensagem a seu parceiro. Isso vale como um brinde ao seu cliente.

Não se esqueça do prazo de entrega

Regra de ouro! Jamais se esqueça de cumprir o prazo de entrega do seu cliente. Os consumidores não gostam de atrasos e você deve cumprir o prazo de entrega conforme é estipulado no cálculo do frete.

Quando um atraso acontece, a visão deste cliente prejudicado fica negativa perante ao seu e-commerce. Se você estiver um pé atrás com o prazo de entrega dos Correios para uma região em específico do país, opte por um serviço terceirizado, como empresas específicas de transportes (transportadoras) ou até mesmo o envio do pacote via aéreo.

E aí, está preparado para realizar a campanha de Dia dos Namorados em seu e-commerce? Um atendimento atencioso ao seu consumidor irá gerar fidelização, aumentando a recompra em seu e-commerce. Por isso, não se esqueça de realizar um bom atendimento de compra e pós-compra, como também um suporte solucionando todas as dúvidas do seu cliente.

Datas comemorativas são uma ótima oportunidade de buscar novos clientes mas também de manter o clientes da sua base de leads atualizados sobre as novidades de seu e-commerce.

Fonte: Ecommerce Brasil

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