Christie’s fará leilão de joias de filha adotiva de Napoleão

Os nove itens do leilão são adornados por safira e diamantes

Por Clara Lemos

Foto: Divulgação/ Christie’s

Um leilão raro e histórico está para acontecer na Christie’s neste mês, que é um conjunto de joias da filha adotiva de Napoleão, Stéphanie de Beauharnais. O encantador conjunto datado do século XIX foi um presente de casamento ganhado por Stéphanie, e são nove itens que inclui colar, tiaras, brincos e broche adornados por diamantes e safiras, provavelmente vindas de onde hoje é a região do Sri Lanka.

A exclusividade do leilão deve-se ao fato de que a maior parte das joias deixadas pela corte francesa estão hoje em museus ou em coleções pessoais importantes. O leilão do conjunto de joias da filha de Napoleão é bastante raro, garantem especialistas. As principais joias da corte francesa foram leiloadas em 1887, quando a corte queria livrar-se delas.

O valor estimado das joias juntas a serem leiloadas pela Christie’s varia entre 471 mil a 821 mil dólares e serão leiloados separadamente em 144 lotes. As joias mais importantes remanescentes da monarquia estão na galeria Apolo, no museu do Louvre. Em três vitrines, estão expostas as joias da Coroa Francesa, as joias dos soberanos franceses e as do Napoleão III.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado