Equipes mais criativas têm melhores resultados

Veja maneiras simples de explorar a criatividade no trabalho de maneira efetiva.

Por Camila Silva 

Foto: Pexels

Ser mais criativo no trabalho é o objetivo de muitas pessoas. Porém, diante da rotina repetitiva e da falta de motivação no ambiente corporativo, a criatividade pode se tornar um verdadeiro “luxo” para quem a tem.

Mas, e se lhe disséssemos que existem formas de estimular a sua criatividade? E ainda, que essas formas podem ser praticadas fora do ambiente de trabalho? Parece interessante, não é mesmo?

Por isso, unimos dicas importantes sobre o tema para lhe ajudar a desenvolver a sua criatividade no dia a dia de trabalho e assim atingir resultados incríveis em sua carreira. Acompanhe e entenda.

 

Como ser mais criativo no trabalho?

O simples fato de você querer saber como ser mais criativo no trabalho já diz muito sobre você. Afinal, isso demonstra que você é do tipo de pessoa que gosta de encontrar formas inovadoras de pôr em prática as suas atividades, para assim atingir novos resultados e patamares. Correto?

Por isso, selecionamos algumas dicas que com certeza vão abrir a sua mente e lhe ajudarão a solucionar problemas do dia a dia de uma forma mais rápida. Veja:

 

1- Questione as primeiras ideias que vem à mente

Não se atenha à primeira coisa que vier à mente. Se, por exemplo, você quer encontrar uma forma criativa de organizar alguns materiais, não deixe-se levar pela primeira ideia. Mas sim, questione-a. Pense em como ela poderia ser ainda melhor e mais evoluída. 

 

2- Quando assistir a um filme, invente uma história diferente para o final

Fora do trabalho, comece a dar mais atenção para as séries e filmes que você assiste. Vale criar finais inesperados em sua mente, ou ficar “supondo” (mentalmente mesmo) quais caminhos a série seguirá. Isso exercitará o seu cérebro e fará com que novas soluções sejam exploradas em seus pensamentos.

 

3- Leia mais e, de preferência, pelo menos dois livros ao “mesmo tempo”

Leia mais. Vale ler livros, revistas, portais na internet, mas, o foco maior deve ser em livros maiores. Inclusive, ler dois livros ao mesmo tempo pode estimular ainda mais a criatividade, tendo em vista que a sua mente estará internalizando duas formas de se comunicar, escrever e transparecer uma história.

 

4- Pratique a associação livre na hora de pensar em uma solução

A associação livre nada mais é do que falar/escrever o que vem à mente, sem censura. Ou seja, comece a praticar esse tipo de atividade para que novas ideias minem a sua mente, todos os dias. Dê pausas no trabalho para fazer essa prática e use uma folha em branco ou uma página do word para expressar, desenhar e rabiscar tudo o que vem à mente sobre determinado assunto.

 

 

5- Conheça bem a sua área de atuação e estude sempre

Manter-se atualizado é indispensável para sempre ficar por dentro de novas tendências e, consequentemente, reconhecer melhores caminhos para se desenvolver. Além disso, conhecer bem a sua área de atuação, o produto/serviço da sua empresa e os seus clientes também pode lhe ajudar a ser mais criativo no trabalho.

 

6- Anote o que vier à sua mente em momentos diversos

Por fim, sempre que uma ideia criativa surgir em sua mente, anote-a. Pode ser no bloco de notas do celular, tendo em vista que os pensamentos podem fluir durante um passeio, por exemplo. Assim, você poderá sempre reler essas notas e explorar novas maneiras de tomar decisões. Afinal, se você deixar essa ideia passar, ela provavelmente será “apagada” da sua mente mais tarde.

 

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado