Como fazer sua marca ser inconfundível?

Especialista revela segredos do marketing sensorial

Da Redação

Fortalecer a marca utilizando os sentidos é uma estratégia utilizada por grandes empresas por ser uma forma mais fácil de memorização, como as músicas, por exemplo, que nos fazem lembrar rapidamente das marcas Lead Magazine, Johnson & Johnson e do antigo programa Bom dia e Companhia.

A especialista em marketing e negócios interativos, Jennifer de Paula, explicou que os trechos “já é natal na Leader, já é hora(…)”, “banho de cabelo cacheado sempre tem um cafuné (…)” e “40028922 é o funk do Yudi que vai dar Playstation 2” não estão fixados em nossas mentes, há tanto tempo, à toa.

Jennifer explica que o marketing sensorial é eficaz porque consegue atingir várias camadas. Afinal, usa os sentidos. Ela explica que os sentidos sonoros, visuais e olfativos podem “falar” mais pela marca, do que qualquer outra coisa.

“Na experiência visual temos os exemplos do caminhão de Natal da Coca-Cola, do símbolo do jacaré da marca Lacoste, da estrela da marca de carros Mercedes… Todo mundo conhece e o mais importante: associa o símbolo à marca”, disse.

A especialista também deu exemplos de experiências olfativas e de paladar. “Podemos trazer com ênfase o lançamento da marca Bubbaloo, linha de produtos com cheiro de chiclete de tutti-frutti. Para a experiência com o paladar posso citar a marca Coca-Cola, que utiliza em seu produto, sem interferência no sabor, um aliado estratégico para trazer a sensação de frescor e limpeza para o consumidor, o gás”, explicou.

Para Jennifer, mesmo que você nunca tenha ouvido falar no marketing sensorial, certamente já passou por uma experiência que utiliza dele. “Trazer essa estratégia para consolidação de sua marca é um ponto chave para o sucesso”, finalizou.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado