FENINJER+

6 livros para mulheres empreendedoras

6 livros para mulheres empreendedoras

6 livros para mulheres empreendedoras

Seleção traz obras escritas por mulheres de diferentes gerações, que servem de inspiração para expandir os negócios

Inspirado pela semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher e por ser um veículo que atende majoritariamente as empreendedoras joalheiras, o portal FENINJER fez uma seleção de 6 livros de autoras que falam sobre empreendedorismo e empoderamento. A lista tem obras escritas por mulheres de diferentes gerações, que servem de inspiração e exemplo para quem trabalha todos os dias para expandir o seu negócio ou subir na carreira.

1.      ‘Do nosso jeito: mulheres, liderança e sucesso’

Editora Seoman, 288 páginas, língua portuguesa

A empresária americana Maureen Chiquet, ex-CEO da Chanel, conta a sua trajetória em uma das mais importantes grifes de moda do mundo, onde permaneceu por dez anos. Ela revela indícios, riscos e momentos de (re)definição que moldaram sua exemplar carreira, visando inspirar uma nova geração de mulheres a cultivar uma maneira própria de viver e liderar. Além de trazer diversos questionamentos, ela destaca que ser um bom líder não significa apenas pensar em resultado, estratégia ou recursos. Todos aqueles que estão em posição de liderança devem se preocupar com habilidades mais básicas, como escuta, colaboração e flexibilidade, principalmente, nos dias de hoje.

2.      ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’

Editora Thomas Nelson Brasil, 264 páginas, língua portuguesa

Especialista em finanças, a jornalista Patrícia Lages explica que ser uma mulher empreendedora não significa apenas abrir um negócio. Independente do modelo em que escolher para atuar (empresária, profissional liberal, freelancer ou profissional de carreira), a autora ressalta que a mulher quer mais do que trabalhar: ela deseja ter a liberdade de conquistar o seu espaço. E que, portanto, empreender é quase que um estilo de vida – que tem, inclusive, muito a ver com a rotina feminina, pois requer proatividade, jogo de cintura, atenção aos detalhes e dedicação. Ela também desvenda os segredos do mundo corporativo e os caminhos do empreendedorismo em um texto bem-humorado. Dividido em duas partes – ‘Encontre seu lugar’ e ‘Conquiste seu espaço’, a obra carrega este título porque, segundo ela, não faltam pessoas dizendo onde é o lugar correto para as mulheres. Imagem capa do livro.

3.      ‘Empreendedoras de alta performance’

Editora Leader, 346 páginas, língua portuguesa

Para as autoras Andréia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck, o exemplo é uma força poderosa de transformação. Por isso, elas contam história de grandes executivas empreendedoras que estão formando a nova geração de líderes no Brasil. São trajetórias diferentes e com incríveis realizações que mostram que SIM, é possível chegar ao topo, a exemplo de Francesca Diana, famosa designer e empresária de bijuteria, e mais 39 mulheres brasileiras que revelam estratégias de empreendedorismo feminino e ensinamentos para que outras mulheres possam se preparar para o mundo dos negócios. Imagem capa do livro.

4.      Faça Acontecer. Mulheres, trabalho e a vontade de liderar

Editora Companhia das Letras, 288 páginas, língua portuguesa

Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sheryl Sandberg, COO do Facebook, encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. A executiva faz uma autorreflexão sobre acertos e erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria. ‘Faça acontecer’ é um verdadeiro manifesto que merece ser levado para as principais salas de reunião das empresas. A edição brasileira inclui dados específicos da situação das mulheres no nosso país e conta com um prefácio da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza. Mas, ao contrário do que se imagina, não é livro escrito só para mulheres. Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook diz que “as palavras de Sheryl vão ajudar todos os leitores — especialmente os homens — a se tornarem líderes melhores e mais efetivos.”

5.      ‘De princesa a rainha da moda

Editora Seoman, 345 páginas, língua portuguesa.

Considerada uma das mulheres mais influentes e inovadoras do nosso tempo, Diane von Furstenberg fala sobre sua jornada de vida, contando tudo o que aprendeu sobre o amor, a beleza e o processo de envelhecimento. Ela divide sua trajetória empreendedora em três fases: ‘O sonho americano’, ‘A volta triunfal’ e ‘A Nova Era’, fase atual de sua vida, na qual ela trabalha para solidificar seus esforços profissionais e filantrópicos de modo a deixar um legado perene. Com muita história para contar, Diane reflete ao longo de todo livro sobre o que significa ser uma mulher. Ler esta obra é como ter uma conversa íntima com um ícone atual que generosamente compartilha conosco sua sabedoria e seu jeito de levar a vida. Imagem capa do livro.

6.      In the Company of Women: inspiration and advice from over 100 makers, artists and entrepreneurs’ (‘Na companhia das mulheres: inspiração e conselhos de mais de 100 criadoras, artistas e empreendedoras’, em tradução livre)

Editora Artisan, 360 páginas, língua inglesa

Este bestseller do New York Times, sob o comando de Grave Bonny, é praticamente uma enciclopédia de inspiração para todo o mundo. Mais de 100 influentes mulheres descrevem como abraçam seu espírito criativo, superam as adversidades e desencadeiam um movimento global de empreendedorismo. Apesar de cada uma revelar suas individuailidades, com hábitos, práticas e visões de mundo diferentes, todas se identificam por uma simples atitude: ir atrás dos seus sonhos. Com assuntos dos mais variados – desde seguir o seu próprio instinto e ter rituais diários próprios até cultivar relacionamentos mais duradouros e significativos -, as entrevistas são ilustradas por uma série de fotografias tão enriquecedoras quanto o próprio conteúdo das conversas. Imagem capa do livro.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima