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A história por trás do colar de 128 quilates de Lady Gaga

A história por trás do colar de 128 quilates de Lady Gaga

A história por trás do colar de 128 quilates de Lady Gaga

A joia foi usada pela última vez por Audrey Hepburn

Débora Rodrigues

Lady Gaga parece determinada que seu figurino usado na festa do Oscar 2019 seja lembrado na história da moda. E ela tem dado atenção especial quando se trata da escolha de suas joias.

Tudo começou com os extraordinários brincos de diamante Chopard que ela usava para a estreia do filme “Nasce uma Estrela” no Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro de 2018. E então, no Oscar, ela subiu a escala de quilates memoráveis ostentando no pescoço um dos maiores diamantes amarelos do mundo.

O Tiffany Diamond de 128,54 quilates é uma das preciosidades da coleção de arquivo da Tiffany – o que significa que ele não está à venda – e é mantido fechado em uma vitrine da grife na Fifth Avenue. O diamante foi cortado de uma pedra bruta de 287,42 quilates descoberta na mina de Kimberley, na África do Sul, em 1877. O processo de corte durou 12 meses e foi supervisionado por George Frederick Kunz, o principal gemologista da Tiffany na época.

Assim que foi terminado, o fundador da Tiffany, Charles Lewis Tiffany, decidiu não vendê-lo para mantê-lo em exposição para o público. E o diamante Tiffany, como foi chamado, tornou-se a atração em exposições e eventos durante todo o final dos anos dos séculos 19 e 20; um símbolo da expertise da Tiffany & Co em diamantes luxuosos.

Tem sido amplamente divulgado que o diamante valeria US $ 30 milhões, mas ele só foi colocada à venda uma vez: em 1972, quando a Tiffany & Co publicou um anúncio que declarou o diamante Tiffany ser a última ‘edição limitada’, por venda por 24 horas apenas a um preço de US $ 5 milhões. “Em nosso julgamento, pela história passada e com tudo o mais considerado, ele valerá facilmente US $ 10 milhões daqui a cem anos”, publicou o anúncio.

Apesar da gema integrar vários projetos ao longo das décadas, ele na verdade só foi usado em público três vezes. O primeiro foi no Tiffany Feather Ball de 1957, uma festa beneficente, quando foi montado em um colar de diamantes brancos para a Sra. Mary Whitehouse.

O segundo foi nas imagens promocionais para o filme Breakfast at Tiffany’s em 1961, onde Audrey Hepburn pode ser vista usando o colar de diamantes no colar Rosette Ribbon, que foi projetado pelo famoso designer de Tiffany Jean Schlumberger na década de 1950. A pedra teve um destaque no filme quando a personagem de Hepburn, Holly Golightly, declarou que “não dá a mínima para jóias, exceto diamantes – assim” – apontando para a gema gigantesca.

O escultural e intrincado colar de Hepburn era apenas um dos vários desenhos que a Schlumberger pretendia para a pedra; seu ‘guarda-roupa de figurinos’ para o Tiffany Diamond foi publicado na Vogue em 1956, e demonstrou como o joalheiro ficou cativado pela gema. Mas ele não viveria para ver outro de seus desenhos ganham vida: em 1995, após a sua morte, a pedra foi colocada em seu ‘Bird on a Rock’ broche projeto, para uma retrospectiva no Museu de Arte décoratif, e permaneceu nesse cenário por vários anos.

O terceiro passeio desse diamante, em Lady Gaga, foi a primeira vez que surgiu no tapete vermelho. Ele foi inserido em um colar de diamantes brancos feitos sob medida, que ecoou um design criado em 2012 para marcar o aniversário de 175 da Tiffany. Compreendendo 62 diamantes brancos ao lado da inestimável pedra preciosa central, o colar era acompanhado por um par de brincos de diamantes brancos e amarelos feitos sob medida.

Este último capítulo da história da Tiffany Diamond é emblemático da abordagem do diretor artístico da Tiffany, Reed Krakoff, à alta joalheria. Desde que foi nomeado em 2017 , Krakoff tem uma missão de dar nova vida à casa histórica e “ afrouxar a formalidade” dos diamantes . Para ele, os diamantes são feitos para serem usados ​​e desfrutados, não mantidos para acumular poeira em um cofre. A julgar pelo sorriso no rosto de Lady Gaga enquanto ela posava no tapete vermelho do Oscar (seguido de perto, presumivelmente, por um bando de guarda-costas), essa é uma abordagem que realmente faz sentido quando se trata de uma grande estrela.

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