FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

As lendas por trás do diamante amaldiçoado

As lendas por trás do diamante amaldiçoado

As lendas por trás do diamante amaldiçoado

Algumas joias não são conhecidas apenas por sua raridade e beleza. No mundo da joalheria, ficaram famosas mundialmente porque são consideradas preciosas, mas amaldiçoadas. Uma das mais famosas é o diamante que curiosamente é chamado de “esperança”, o Hope Diamond

Débora Rodrigues

O Hope é um dos diamantes mais famosos do mundo. Já esteve nas mãos de reis e rainhas, foi exposto em muitos museus, mas sua maior fama é a de ser um objeto amaldiçoado. Em 1600, o viajante francês Jean-Baptiste Tavernier comprou um diamante de 112 quilates, que segundo consta, foi encontrado na Índia. Ele vendeu o diamante ao rei Luís XIV da França em 1668. A gema foi recortada em 67 quilates e cravada em ouro. Geralmente, era vista sendo usada no pescoço do rei durante cerimônias reais.

Tavernier depois de anos foi morto misteriosamente por cães. Já o rei Luís XIV morreu de gangrena, enquanto todos, exceto um de seus filhos, morreram na infância. O diamante então foi parar nas mãos de outro monarca, Luís XV, que restaurou a pedra e depois morreu de varíola.

O diamante foi de Luís XVI e Maria Antonieta, mas acabou entregue ao governo depois que ambos tentaram fugir da França e foram, posteriormente ,decapitados. Em 1949, o joalheiro americano Harry Winston comprou o Hope Diamond da propriedade da socialite Evalyn Walsh McLean. Ela viveu diversas tragédias pessoais. A morte de sua sogra foi seguida pela morte de seu filho de 9 anos. Seu marido a deixou por outra mulher, mas depois morreu em um hospital psiquiátrico. Sua filha morreu de overdose de drogas aos 25 anos. A própria McLean morreu pobre e endividada, forçando os filhos restantes a se desfazer do patrimônio e do Hope Diamond.

O novo proprietário da gema, Winston, o emprestou a vários museus ao redor do mundo, eventualmente doando-o para a Smithsonian Institution em 1958. Dizem que até o carteiro que levou a pedra ao museu sofreu as consequências da maldição. Ele pouco depois de fazer a entrega, sofreu dois acidentes de carro, sofrendo um ferimento na perna e na cabeça. Sua esposa morreu de ataque cardíaco e seu cachorro foi estrangulado na coleira. E como se não bastasse, sua casa foi incendiada.

Mas, qual seria o motivo dessa joia supostamente ser amaldiçoada? Segundo disseram tempos depois da gema ficar famosa, tudo isso teria acontecido porque Tavernier parece ter roubado o diamante de um dos olhos de um ídolo hindu e acabou sendo punido, bem como todos que tiveram contato com a gema.

Compartilhar
Rolar para cima