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Associação dos Joalheiros do Reino Unido divulga guia para reabertura do varejo de joias

Associação dos Joalheiros do Reino Unido divulga guia para reabertura do varejo de joias

Associação dos Joalheiros do Reino Unido divulga guia para reabertura do varejo de joias

A publicação traz recomendações para a experimentação e limpeza das joias, bem como protocolos para o trânsito de pessoas no interior da loja

Por Erica Mendes

A Associação dos Joalheiros do Reino Unido (The National Association of Jewellers) lançou um guia preliminar para os varejistas de joias planejarem a reabertura de suas lojas com o término da quarentena. Dentre as principais recomendações estão:

1. Atendimento e experimentação das joias

• Limite o número de peças disponíveis para experimentação.

• Forneça luvas descartáveis para toda a equipe. Se optar por luvas de algodão para fins estéticos, coloque-as sob as descartáveis e troque-as ao término de cada atendimento. Elas devem ser acondicionadas em recipiente próprio e lavadas de acordo com a recomendação da OMS.

• A regra do distanciamento social deve ser usada para limitar a interação entre os colaboradores e os clientes. Crie procedimentos para o manuseio das joias como, por exemplo, colocar um produto em uma almofada descartável, recuar e só então permitir que o cliente se aproxime.

• Suspenda temporariamente atividades que exijam interação próxima com os clientes, como, por exemplo, ajudá-lo a colocar um brinco na orelha.

• Solicite aos clientes usarem álcool gel nas mãos antes de manusearem as joias. Além de ter higienizador em cada mesa de atendimento, é recomendável a montagem de uma estação na frente /ou entrada na loja com produtos para esta finalidade.

• Garanta que a equipe lave bem as mãos por 20 segundos entre o manuseio dos itens passados ​​com o cliente. De acordo com as orientações gerais, ninguém deve tocar o rosto depois de manusear itens (com ou sem luvas).

• Cada membro da equipe deve ter sua própria lupa, canetas e outros itens que, tradicionalmente, são compartilhados.

2. Limpeza das joias

• Todas as joias tocadas pelo cliente devem ser submetidas a um processo de limpeza antes de serem devolvidas à vitrine e/ou estoque. O mesmo se aplica para qualquer peça que for manuseada pela equipe para qualquer outra finalidade.

• A maioria das peças podem ser rapidamente higienizadas no interior da loja com spray ou lenços umedecidos com álcool etanol 70%, porém é preciso ter cuidado com as que têm gemas cravadas. Neste caso, use água e sabão.

• Limpe também joias trazidas pelos clientes para troca, manutenção ou conserto, respeitando as particularidades de cada peça. E, em seguida, as embale individualmente.

• Máquinas ultrassônicas e caixas de luz UV também podem ser usadas para limpeza das peças, porém antes verifique com o fabricante dos equipamentos se os respectivos sistemas realmente matam o vírus.

• Crie política de limpeza para os medidores de anel, espelhos e outros objetos, principalmente quando há o manuseio pela equipe ou pelo cliente.

3. Limpeza das áreas

• Intensifique a limpeza dos vidros da vitrine, totens e demais ferramentas e materiais de exposição que podem acumular gotículas quando os clientes se aproximam para observar as peças.

• Além das estações de trabalho/mesas de atendimento, todos os pontos de contato devem ser mapeados individualmente para a elaboração de um novo protocolo de limpeza.

4. Trânsito de pessoas na entrada e interior da loja

• Considere 2 metros de distanciamento social para remanejar o espaço interno da loja, ponderando o número de funcionários e o limite máximo de clientes.

• Crie fluxos individuais para entrada e saída, se possível.

• Aplique sinalização no piso:

–  Na entrada da loja para espera. Se preferir, adote equipe de recepção para gerenciar o fluxo.

–  No interior da loja para facilitar a conformidade com os conselhos de distanciamento social de 2 metros, principalmente nas áreas mais movimentadas que possam, eventualmente, gerar fila.

• Aplique sinalização de fácil visualização em toda a loja, lembrando os clientes das medidas de distanciamento social e pedindo que eles sigam essas regras.

• Remova displays das mesas e demais acessórios promocionais que, geralmente, são facilmente, tocados pelos clientes.

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