FENINJER+

CMO da Vivara atribui sucesso da empresa à liderança feminina

CMO da Vivara atribui sucesso da empresa à liderança feminina

CMO da Vivara atribui sucesso da empresa à liderança feminina

Em entrevista à Forbes, Marina Kaufman, diretora de marketing fala que a empresa está entre as companhias brasileiras com maior índice de mulheres na liderança

Marina Kaufman, diretora de marketing e sustentabilidade da Vivara. Crédito: Victor Affaro

Apesar de atender majoritariamente o público feminino, até pouco tempo, o setor joalheiro tinha um quadro de funcionários com predominância de profissionais do sexo masculino. 

A realidade está mudando, principalmente nas indústrias, afinal, é preciso entender a fundo o seu público-alvo e ninguém melhor do que as mulheres para entenderem outras mulheres. Neste sentindo, o tema da liderança feminina vem sendo debatido no setor e cases como a Vivara, por exemplo, se sobressai. 

Em recente entrevista para a Forbes, com Marina Kaufman, diretora de marketing e sustentabilidade da Vivara, falou sobre representatividade feminina da empresa e os seus benefícios com a jornalista Julie Montgomery.

Acompanhe abaixo trechos do bate-papo:

Forbes: Sobre liderança feminina na empresa, como vocês começaram a trilhar esse caminho? 

Marina Kaufman: Acreditamos muito na força da mulher, portanto, a liderança feminina dentro da Vivara aconteceu de maneira natural e nunca como um objetivo. Hoje, estamos entre as dez primeiras no ranking das companhias com maior índice de representatividade feminina em cargos de liderança. No conselho, elas representam 40%, na diretoria elas são 36%, em gerência são 93% e em coordenação 56%. Isso é um marco na Vivara e queremos inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

F: O que esse fato traz para a empresa em termos de negócios, habilidades e crescimento?

MK: A mulher é a maior fonte de inspiração da Vivara e temos muito orgulho de termos esquipes femininas em todas as áreas da empresa, do escritório até a fábrica e ourives, que no passado era uma profissão considerada masculina, desenvolvendo as joias. Sem dúvidas, a força feminina contribuiu para o sucesso da marca, que completou 60 anos. Hoje, somos a maior rede de joalherias da América Latina, sendo a primeira no Brasil com Vivara e a segunda com Life byVivara, e encerramos 2022 com a maior expansão da história da marca, com mais de 50 lojas abertas.

F: Como a forte presença feminina na empresa está ligada ao crescimento e aumento do faturamento da Vivara? Existe essa conexão?

MK: As habilidades das nossas colaboradoras, sem dúvidas, auxiliaram no crescimento e consolidação da marca. Temos ao nosso lado mulheres fortes e preparadas que com certeza estão contribuindo muito para a receita e o resultado positivo conquistado pela marca ano após ano.

F: A presença de mulheres nos cargos mais altos traz efeitos positivos para a receita, a criatividade e a produtividade das companhias, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho. Você acredita nisso?

MF: Sim! Temos certeza de que parte do sucesso da marca está inteiramente ligado às mulheres que temos em nossa equipe. Por isso, a responsabilidade da Vivara ultrapassa os limites de suas operações, atuando também como agente indutora de boas práticas e projetos que possam promover transformações positivas na sociedade.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima