FENINJER+

Empresários já podem solicitar crédito com garantia do Sebrae

Empresários já podem solicitar crédito com garantia do Sebrae

Empresários já podem solicitar crédito com garantia do Sebrae

Voltada às MEIs e pequenas empresas, a medida é um dos eixos do programa Acredita, lançado na última semana pelo governo federal

Imagem de Freepik

Os microempreendedores individuais (MEIs) e as micro e pequenas empresas (MPEs) já podem aderir à garantia promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para acessar linhas de crédito. A medida foi anunciada na terça-feira, 30, e faz parte do Programa Acredita, lançado na semana passada pelo governo federal.

O papel do Sebrae na operação é o de atuar como garantidor das operações junto às instituições financeiras, ou seja, ele não fornecerá crédito aos empreendedores. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe), a entidade entrará como avalista de até 80% da garantia do valor total do empréstimo. Considerando o aporte de R$ 2 bilhões feito pela entidade no fundo, serão garantidos R$ 30 bilhões de crédito para os pequenos negócios nos próximos três anos.

Segundo o Sebrae, esta é a maior carteira de crédito para pequenos empreendedores. “O nosso desafio é fazer esse dinheiro chegar rapidamente nas mãos do pequeno com a assistência devida, tomem crédito e tenham segurança na condução do seu negócio”, declarou Décio Lima, presidente da instituição.

Como avaliar a necessidade do crédito?

No portal Crédito Consciente, o empresário poderá avaliar a necessidade da tomada de crédito com a ajuda de uma calculadora de planejamento financeiro empresarial.

Esta funcionalidade permite preencher campos relativos à volume de venda, aos custos com fornecedores, entre outras informações. Caso o diagnóstico direcione para a tomada do crédito, o empreendedor encontrará no portal as orientações para o acesso aos empréstimos, com uma coletânea com mais de 250 opções disponíveis no mercado. É possível pesquisar, por exemplo, os tipos de financiamento, taxas, prazo, valor estimado, etc, para decidir qual a linha que melhor se adequa ao seu negócio.

Tomada a decisão, é preciso procurar a instituição financeira para apresentar a proposta de crédito escolhida, e informar o interesse em aderir ao Fampe, ou seja, ter o Sebrae como garantidor de 80% do crédito.

Mais informações

O empresário pode fazer download de guia rápido sobre a ferramenta e, caso precise, também pode buscar a consultoria do Sebrae por meio da Central de Relacionamento e demais canais de comunicação da entidade.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima