FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Iniciativa Feminina Cartier de 2019 mantém inscrições abertas até agosto

Iniciativa Feminina Cartier de 2019 mantém inscrições abertas até agosto

Iniciativa Feminina Cartier de 2019 mantém inscrições abertas até agosto

A Cartier Women´s Iniciative Award tem apoiado empresárias de todo o mundo a conquistar seus sonhos por meio de capacitação

Por Débora Rodrigues

As vencedoras da edição 2018 da Cartier Women’s Initiative (Foto: Divulgação)

Mulheres de todo o mundo estão convidadas a participar dos Prêmios da Iniciativa Feminina Cartier de 2019. As inscrições vão até o fim de agosto. A proposta é ajudar a capacitar mais empreendedoras para perseguir seus sonhos e desenvolver projetos que traga melhorias significativas para algum setor. 

A Cartier Women´s Iniciative Award tem apoiado empresárias de todo o mundo a conquistar seus sonhos por meio de capacitação. Desde 2006, quando foi criado, o projeto ajudou 198 mulheres empresárias a colocarem seu sonho em prática. A Insead, escola de pós-graduação em negócios,tem apoiado a iniciativa da Cartier desde sua criação. “O empreendedorismo é muito importante. É uma maneira de inovar”, explicou Ilian Mihov, reitor do Insead. “Empreendedores mudam os modelos de negócios e dão origem a novos designs de produtos.” Essa mentalidade, juntamente com a missão da Cartier de impulsionar mudanças e acelerar o crescimento do empreendedorismo feminino em todo o mundo, dão suporte ao prêmio. 

A cada ano, 21 finalistas representando sete regiões (América Latina, América do Norte, Europa, África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Extremo Oriente, Ásia e Sudeste Asiático) são selecionadas durante a primeira rodada da competição. Estas são convidadas a participar da semana de premiação onde acontece a segunda rodada da competição. Após a avaliação final do júri, sete selecionadas, uma de cada região, são premiadas. 

Os projetos podem abranger setores variados, dentre eles saúde, meio ambiente, educação, cultura, eletrônica e tecnologia. Ilian Mihov diz que embora o número de mulheres empresárias tenha aumentado nos últimos anos, elas ainda são significativamente menos do que os homens. “Se você sair de economias avançadas, essa rede é praticamente inexistente. Então, o que queremos fazer é ajudar a criar essa rede para as mulheres”, revelou ele. 

“Quando criamos os prêmios há mais de uma década, nosso objetivo era apoiar as iniciativas das mulheres e construir uma rede para ajudar suas ideias a crescer. Hoje, esse ecossistema vibrante reúne centenas de pessoas em todo o mundo, cuja generosidade e compromisso são uma inspiração para todos nós”, avaliou Cyrille Vigneron, presidente e CEO da Cartier.  

A organização fez parceria com a TED, uma organização sem fins lucrativos dedicada a disseminar ideias, e conta com discussões e apresentações de palestrantes do TED nas finais. Além das sessões de coaching, os vencedores recebem prêmios em dinheiro e têm acesso a uma rede global de outros empreendedores, em um curso sobre o Programa de Empreendedorismo Social do INSEAD. Os seis premiados são estimulados a financiar suas ideias de negócios. 

Compartilhar
Rolar para cima