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Dicas essenciais para utilizar as redes sociais de forma profissional

Dicas essenciais para utilizar as redes sociais de forma profissional

Dicas essenciais para utilizar as redes sociais de forma profissional

Como construir uma página profissional, atrativa e relevante

Por Leonardo Lemos

Quando você quer comprar algum produto ou contratar um serviço, você, certamente, procura por ele na internet. Acertamos? Você clica nos primeiros resultados que aparecem no Google e analisa o preço, a qualidade e a velocidade de entrega de cada produto antes de escolher qual deles irá comprar. Certo?

Mas será que esses são os únicos fatores relevantes para a sua compra? Você não escolhe os produtos que têm as melhores fotos, as melhores descrições, as melhores informações, o melhor design e o melhor diálogo? Ou você compra um produto que aparece em uma foto de péssima qualidade, sem as informações que você precisa sobre o produto em um site com o texto em Comic Sans

Ter uma boa presença digital não é apenas criar uma conta no Facebook com o endereço e o telefone da sua loja. Para o seu negócio ter resultado através do marketing digital, é importante que o uso que você faz das mídias sociais seja profissional e relevante para seu público-alvo. Não importa apenas o que você vende, mas como você vende.

Neste texto vamos te dar dicas que vão alavancar as visualizações nas redes sociais da sua empresa e te ajudar a bater metas produzindo conteúdos relevantes que geram engajamento.

Uma página visualmente clara, completa e bonita visualmente faz toda a diferença. Esses fatores, mais do que organização, dão credibilidade ao seu negócio. Para te ajudar a construir uma página profissional, atrativa e relevante para o seu público, vamos te dar algumas dicas de ouro.

Planejamento, conteúdo e relevância

Antes de criar o seu logo, a sua página e peças gráficas e textuais, é necessário sentar e fazer um planejamento detalhado.

O primeiro passo para criar o planejamento perfeito é a criação da marca e a definição da persona da marca. Você precisa saber qual é o tom de voz que você precisa usar para chamar a atenção do seu público.

Definidos o público alvo, a buyer-persona e a persona da marca, é hora de definir quais serão as expressões mais utilizadas na sua página, quão próxima é a relação entre marca e consumidor e, então, que tipo de conteúdo a sua página vai ter.

O conteúdo depende muito do que a sua marca oferece e do que o seu público espera da sua marca. Você precisa fazer publicações que sejam interessantes ao consumidor e que mostre que você tem autoridade para falar sobre o assunto com ele.

O trajeto que o comprador vai seguir tende a começar pela atração que ele vai sentir observando o tipo de conteúdo que a sua página oferece, passar pela aprovação dele ao ensinar algo que ele não sabia, mas queria saber e terminar na segurança que ele vai sentir para, finalmente, contratar os seus serviços.

O planejamento ideal envolve o cuidado de oferecer ao público o que ele quer ver e pensar nas datas, nos conteúdos e nas informações relevantes para ele.

Texto e constância

Ao iniciar um negócio e tornar ele público, é importante lembrar que a sua marca precisa ser responsável por toda opinião omitida e por todo conteúdo compartilhado. Os internautas não perdoam ninguém! Portanto, tenha em mente as suas prioridades como empresário antes de definir seus textos e sua constância.

A primeira exigência para os textos que você publicará em sua página comercial é a ortografia. Se você vai produzir algum conteúdo, tenha alguém que possa revisar o português e verificar se o vocabulário e o assunto que você está usando é o ideal para o seu público-alvo.

Um texto mal escrito pode possibilitar várias interpretações diferentes e você não quer que a sua empresa venha a se tornar meme, receba ataques ou seja acusada de algum tipo de injustiça.

Além do texto, a constância é outro fator muito importante para manter uma página profissional.

Quando você inicia qualquer tipo de relacionamento, você espera trocar ideias, experiências e momentos com quem você se relaciona, não é? Com empresas que possuem presença digital não é diferente. Você precisa ser lembrado pelo seu público e manter com ele uma relação constante e harmoniosa.

Não fique muito tempo sem entrar em contato com o seu público, não deixe de postar bons conteúdos de uma hora para a outra, responda as mensagens e os comentários que a sua página receber e esteja sempre aberto ao diálogo com o público.

Padronização Visual

Sabe aquele ditado que diz que a primeira aparência é a que fica? Tenha ele em mente para não pecar na aparência das suas redes sociais.

A primeira lição que eu queremos te dar é: padronize o design da sua página.

Você nunca viu o McDonald’s fazendo uma propaganda em que o azul é a cor predominante, não é mesmo? Isso porque as cores da marca McDonald’s são vermelho e amarelo. Quando você vê essas cores, automaticamente pensa no McDonald’s.

E é disso que a sua marca precisa: de cores, tipografias e ilustrações que estejam em harmonia e que criem uma personalidade.

Outro ponto importante para a aparência da sua página é a fotografia. Você precisa de um estoque de fotos de ótima resolução, com cores harmoniosas e nada poluídas para usar na sua página profissional.

Existem três opções para você não pecar nas fotografias que vai utilizar na sua página. Se você tem uma boa noção de estética e de fotografia, você pode adquirir uma câmera profissional ou semi-profissional e produzir as suas fotos sem a ajuda de ninguém.

Você também pode contratar um fotógrafo de confiança que tenha experiência em fotografar o produto que você oferece. Ou você pode pagar um banco de imagens que vai te proporcionar inúmeras fotos que serão úteis para a sua página.

Conclusão

O importante para você manter páginas em mídias sociais de forma profissional é a qualidade.

Seu planejamento, seu texto, sua constância, seu design e sua fotografia precisam estar em perfeita harmonia e ter uma qualidade recorrente para que você seja notado e exaltado por sua página profissional.

Nem sempre as empresas conseguem fazer tudo sozinhas. Se essas dicas te chamaram a atenção, mas não são suficientes para você, entre em contato com o nosso navio e veja como podemos te ajudar.

 

Leonardo Lemos é especialista em mídias sociais e diretor da Beagle Ship

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