Inovação é a palavra de ordem para conquistar consumidores bem menos tradicionais
Por Caroline Sanches
Quando um anel adornado uma pérola do Taiti em ouro rosa e aço negro conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inhorgenta em 2018, especialistas em joalheria consideraram a peça um “verdadeiro lançador de tendências para joias com pérolas da próxima geração”. Eles estavam certos. De lá pra cá, as empresas vêm buscando novos horizontes para transformar as clássicas pérolas em joias peças inovadoras.
Chamado “Stars in Heaven”, o anel foi criado pela empresa alemã Gellner GmbH & Co KG e também conquistou o International Jewelry Design Excellence Award do Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong. A empresa declarou que agora, mais do que nunca, a inovação é o fator crucial para o design de joias com pérolas.
Uma inovação bem sucedida da marca é o Rendezvous Petite, uma reinterpretação do clássico colar de pérolas. O que diferencia esse novo design da concorrência é sua aparência menor e mais delicada. As gotas de pérola, que vêm nos tamanhos de 10 a 11 mm, tornam a peça ainda mais feminina, um bibelô que desperta desejo.
Uma das tendências dominantes dos últimos tempos é o aumento de pérolas barrocas de formato irregular, que deve continuar crescendo nesse ano. A gema ganhou espaço até entre os homens mais arrojados, como o cantor Harry Styles, que vive desfilando um colar cheio de estilo.
As cores das gemas também estão sendo usadas nessa linha inovadora. Além das pérolas douradas, as akoyas azuis começam a despontar em peças mais ousadas, que visam um público mais arrojado, que deseja irreverência e estilo. Vale ficar ligado na combinação de designs contemporâneo e pérolas, uma união que tem tudo para dar certo nesses tempos de mudança.