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Dia das Mães na crise: dicas para aproveitar as oportunidades

Dia das Mães na crise: dicas para aproveitar as oportunidades

Dia das Mães na crise: dicas para aproveitar as oportunidades

Veja dicas para diferenciar a sua joalheria e aquecer as vendas

Por Gabriel Moura

Se o Dia das Mães já era uma data importante para as joalherias, agora se tornou ainda mais importante para aumentar a receita das lojas. Portanto é melhor se preparar para não perder as oportunidades. Segundo pesquisa da BEUP divulgada pelo SEBRAE, o isolamento tornou a data mais importante para a maioria das pessoas. Na mostra ouvida pelo estudo, 69% das pessoas responderam que vão comemorar a data e, nesse público, 85% vai presentear a mãe.

Vale aproveitar que, por conta do isolamento que impõe distância, as emoções estão mais afloradas e as pessoas mais dispostas a demonstrar carinho.  A seguir, confira algumas dicas do SEBRAE para alavancar as vendas nessa data.

1. Planeje as finanças

A data costuma movimentar bastante as vendas, que este ano devem sofrer queda por conta do isolamento. A percepção dessa realidade é fundamental para organizar os produtos, definir preços e calcular o lucro.

E esse planejamento só vai estar completo se você souber definir o preço de venda dos produtos, para poder estimar seu lucro. Esta é uma etapa importante, para saber se o valor estabelecido é realmente justo e competitivo.

2. Busque alternativas de divulgação

Não deixe de divulgar o seu negócio. Nesse cenário, as redes sociais são uma excelente saída. Crie perfis nas redes sociais. Use o Instagram e o Facebook.

Vale lembrar que o WhatsApp é uma alternativa rápida para avisar seu cliente sobre uma promoção, a chegada de novos produtos e outras novidades. Use e abuse da sua loja virtual! Agora é a hora de usar o e-commerce vender, por isso aproveite a presença nas redes sociais e direcione os clientes para a sua loja online. Explore as ferramentas digitais e abuse da criatividade.

3. Ofereça promoções

Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos e serviços específicos. Se você souber fazer promoções então. É sucesso na certa. Agora, mais do que nunca, os preços farão diferença. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos. Além disso, ofereça serviço de delivery, que está bastante em voga na quarentena. Invista também em produtos específicos para a data, pode ser um cardápio especial, uma embalagem especial ou algo que desperte emoção além do produto.

4. Faça parcerias

Você pode elaborar kits por grupo de produto, por serviço, por faixa de preço ou de acordo com os diferentes perfis de mãe. Existem várias formas criativas e charmosas de fazer isso.

Aqui existe uma oportunidade de ouro, que é fazer parcerias com outros estabelecimentos de segmentos diferentes (floriculturas, lojas de roupas, de sapatos ou de chocolates). O objetivo é facilitar a montagem de cestas, incrementar o presente e também dividir o frete.

Invista na produção de cartões para colocar nos produtos. Hoje poder mandar uma mensagem personalizada na distância tem muito valor. Eles são um mimo para as clientes. Você pode aproveitar para colocar sua logomarca e personalizar os produtos. Se for possível, pense em embalagens criativas e que fazem a diferença no produto.

5. Adote o vale-presente

Outra boa ideia é oferecer opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. Você pode criar um design interessante e personalizar esses vales online.

Como as pessoas não vão poder ir até a sua loja, pense numa maneira de fazer a entrega do vale no ambiente virtual, até mesmo nas redes sociais. Assim, você ganha com a venda e com a divulgação da sua loja.

Muitas empresas têm vendido vouchers para serem usados em compras futuras. Caso seu negócio não esteja operando, ainda assim, você pode pensar nessa opção.

6. Procure sempre melhorar sua operação

Hoje, existem várias plataformas online de pesquisa de satisfação dos clientes, como o Typeform e o Survey Monkey. Você pode pedir a opinião dos consumidores sobre produto e atendimento, por exemplo, e até pedir sugestões de melhorias. Além de receber feedback sobre as suas operações, é uma oportunidade de se aproximar do seu público.

Essa também pode ser uma boa oportunidade para estimular a indicação de sua loja. Peça para seus clientes postarem nas redes sociais e marcarem sua empresa e, quem sabe, pensar em algum plano de fidelização, que pode começar agora e ter continuidade depois que a situação se normalizar.

Caso sua empresa esteja atendendo com equipe, eles precisam estar treinados para lidar com questionamentos dos clientes nesse momento. Precisam dar segurança e credibilidade para os consumidores. Por isso, não poupe tempo passando todas as informações necessárias para seus colaboradores. E mais, se for o caso, empodere-os para ajudar o cliente na escolha do presente e também para resolver problemas.

Mais do que nunca é hora de inovar. Veja o que seus concorrentes estão fazendo e empresas de outros setores também. São grandes inspirações para novas ideias. E não se esqueça: sempre vão existir os consumidores que deixam para fazer as compras na última hora. Então, você ainda tem tempo de preparar seu negócio!

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