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Novo aplicativo Blockchain já está rastreando 760.000 diamantes

Novo aplicativo Blockchain já está rastreando 760.000 diamantes

Novo aplicativo Blockchain já está rastreando 760.000 diamantes

Segundo o anúncio da chinesa ZhongAn, o serviço visa aumentar a transparência e a rastreabilidade desde a produção até o cliente

Por Erica Mendes

No último dia 14, a ZhongAn Technology, subsidiária uma das mais importantes seguradoras da China, a ZhongAn Insurance, anunciou o lançamento de seu novo aplicativo blockchain com o upload dos dados de 760.000 diamantes. Segundo a empresa chinesa – listada na bolsa de Hong Kong -, o serviço tem como objetivo aumentar a transparência e fornecer aos consumidores e fornecedores a rastreabilidade dos diamantes em uma rede descentralizada, desde a produção até a posse do cliente.

Para isso acontecer, a ZhongAn uniu forças com a trading online de diamantes Ediams, formando uma nova subsidiária, a Diamsledger, que comercializa o produto.  O aplicativo rastreia as partes selecionadas ao longo da cadeia de suprimento de diamantes, incluindo revendedores de diamantes, empresas de processamento e de logística, alfândegas e centros de intercâmbio, que podem acessar o aplicativo hospedado na plataforma de nuvem Anlink e na rede de blockchain, ambos de propriedade da ZhongAn.

O aplicativo não substitui os certificados tradicionais de gemas do setor. Ele atua em paralelo, permitindo que o cliente insira o número do certificado do seu diamante no portal no Diamsledger para visualizar todas as informações de sua preciosa pedra, incluindo o local de origem e as características físicas fornecidas pelas diversos laboratórios de certificação na qual a gema tenha sido avaliada, como GIA – Gemological Institute of America, HDR – Hoge Raad Voor Diamant,  NGTC – National Gemstone Testing Center (muito popular na China), entre outros.

Por que precisamos de diamantes no Blockchain?

Mais consumidores estão exigindo saber a origem de seus produtos, especialmente dos diamantes. Na era da tecnologia e das mídias sociais, é cada vez mais difícil para as empresas negar tanto o conhecimento sobre a origem de seus produtos são originados quanto as práticas antiéticas dentro de suas cadeias de suprimentos.

Os consumidores estão se conscientizando das questões que cercam os diamantes e querem saber se estão usando joias de fontes éticas. É aqui que a tecnologia blockchain pretende mudar a indústria, permitindo aos consumidores rastrear o movimento de seus diamantes.

A indústria também é atormentada com diamantes falsificados e pedras sintéticas (criadas em laboratório) sendo comercializadas como autênticas. Com iniciativas que fornecem um registro de origem via blockchain como essa da ZhongAn e de outras empresas como IBM(Trust Chain) e De Beers, por exemplo, os consumidores podem ter certeza de que estão comprando diamantes genuínos, enquanto ajudam a mitigar a questão da legitimidade.

 

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