Rede de joalheria dinamarquesa destaca crescimento em praticamente todos os seus mercados
Em recente anúncio, a Pandora declarou que seu crescimento continua de ‘vento em popa’. A joalheria dinamarquesa informou que teve recorde consecutivo de receita no segundo semestre. Só as vendas do último trimestre atingiram US$ 771,8 milhões, representando um aumento de 3% em comparação com o período correspondente de 2021 e 17% maior do que em 2019.
Em uma entrevista, o CEO Alexander Lacik disse estar satisfeito com os resultados, dadas as novas incertezas trazidas pela guerra na Ucrânia e fechamento de lojas devido à Covid-19. Ele ainda destacou que os resultados do segundo trimestre estavam alinhados “com a forma como esperávamos que o ano se desenrolasse”.
Nos EUA, a vendas foram 59% superiores aos números de 2019. A Europa registrou o maior crescimento da marca, com saltos de dois dígitos em seus principais mercados – Reino Unido, Itália, Alemanha e França -, onde o lançamento do programa de fidelidade ‘My Pandora’ apoiou um crescimento de 13%, apesar das vendas fracas do Dia das Mães.
No resto do mundo, o crescimento foi forte, totalizando 26%. O México liderou a investida com um salto de 50%, para US$ 28,68 milhões, enquanto a Espanha foi descrita como tendo “receita do tamanho da França”, crescendo 32%. As exceções do bom desempenho ficaram por conta da interrupção dos negócios na Rússia e na Bielorrússia, onde o maior impacto foi na distribuição por atacado, representando queda de 1% em relação aos números gerais do trimestre e uma receita menor de frete online. E na China, que devido a política zero-Covid-19 do país, os bloqueios afetaram as lojas e a distribuição on-line da
Pandora em Xangai, resultando em uma queda geral de 58% no segundo trimestre.
No geral, a margem EBIT durante os três meses “permaneceu forte” em 22,1%, informou a joalheria. Apesar de manter a margem estimada, a empresa ressaltou que a perspectiva macroeconômica “está associada a uma incerteza elevada”.
Com as restrições da Covid-19 diminuindo em geral, exceto na China, os consumidores retornaram às lojas físicas, impulsionando o crescimento do canal. Nos três meses, a distribuição no atacado foi afetada, encolhendo 13%, principalmente devido à proeminência dos EUA em seu mix de mercado. A distribuição de terceiros diminuiu 8% após a aquisição pela Pandora de várias contas de atacado. A empresa informou que as consequências da guerra da Rússia na Ucrânia não podem ser totalmente compensadas pelo “forte desempenho em alguns dos mercados asiáticos”.
Lacik disse ainda que a Pandora está no caminho certo com 100 a 150 inaugurações planejadas, e que está acelerando a expansão nos EUA e na América Latina para compensar as dificuldades atuais na China, onde o foco tem sido em realocações em vez de novas lojas.
O canal online da Pandora continuou a crescer e dobrou em relação a 2019. Apesar do retorno às compras físicas, há “maior aceitação da loja online como caminho de compra” na maioria dos mercados, observou a empresa.
Lacik advertiu contra colocar muito peso na batalha entre online e offline. “Temos o luxo de não nos preocuparmos onde acontece a transação final”, disse o executivo, acrescentando que a empresa foi “agnóstica” em relação aos canais de venda. Ele acrescentou que o online “crescerá naturalmente” devido aos novos grupos de consumidores, incluindo uma geração de nativos digitais. “A pergunta certa a fazer é quão boa é a experiência que oferecemos, independentemente de [onde] nossos clientes se envolvem conosco”, continuou ele, apontando as taxas de tráfego e conversão como métricas de referência.
Ele destacou também que todos os pontos de contato são importantes, uma vez que “muitos de nossos clientes e consumidores não são a mesma pessoa”, com cerca de 60% dos primeiros sendo homens procurando um presente para uma consumidora. E acrescentou que o varejo físico representa uma experiência mais “eficiente, interessante e envolvente” do que o ambiente online.
O ‘Pandora Me’, relançado no final de 2021, saltou 72% e obteve 3% da receita no trimestre, graças à boa tração na Europa continental. A plataforma de produtos ‘Moments’ e a colaboração contínua com a Marvel continuaram sendo bem-sucedidas, especialmente com fortes negociações no Dia das Mães. Este último representou 2% do negócio no trimestre. Os novos designs da Pixar também foram um sucesso.
Por fim, o executivo contou que, no segundo semestre, um lançamento importante será a categoria ‘Diamonds by Pand. “A coleção foi reformulada para ‘dar uma sensação de diamante’ à experiência, sendo uma ‘proposta bastante única’ em termos de credenciais sustentáveis e preços acessíveis”.