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Tiffany vende pingentes personalizados de Cryptopunks chamados “NFTiff” por US$ 50 mil

Tiffany vende pingentes personalizados de Cryptopunks chamados “NFTiff” por US$ 50 mil

Tiffany vende pingentes personalizados de Cryptopunks chamados “NFTiff” por US$ 50 mil

Coleção limitada de 250 pingentes personalizados para detentores de CryptoPunks se esgotou em menos de dois dias

Zoe Sottile*

Pingente personalizado da Tiffany & Co “NFTIff”: Divulgação Tiffany & Co.

No último dia 5, a Tiffany & Co. lançou uma edição limitada de 250 pingentes personalizados para detentores de CryptoPunks, uma popular coleção de tokens não fungíveis que em menos de dois dias já esgotou.

O CryptoPunks foi lançado em 2017 e consiste em 10.000 caracteres únicos gerados no estilo de 8 bits armazenados no blockchain Ethereum. A coleção é “essencialmente as pinturas rupestres da arte da Web3”, segundo Noah Davis, novo líder da marca CryptoPunks e ex-chefe de vendas digitais da Christie’s, em entrevista à CNN. “Estamos falando sobre o primeiro projeto NFT baseado na comunidade de sucesso e duradouro”.

A Tiffany vendeu 250 “NFTiffs”, passes digitais que podem ser cunhados e trocados por pingentes CryptoPunks personalizados e uma peça de arte NFT correspondente, de acordo com seu site e Twitter. Para comprar um NFT, os clientes já tinham que possuir um CryptoPunk próprio.
Para cada NFTiff comprado, os designers da Tiffany criarão um pingente personalizado baseado no CryptoPunk do comprador. Cada CryptoPunk tem uma combinação única de 87 atributos, como máscara médica, chapéu ou brinco, e 159 cores que serão refletidas no pingente. Cada peça será processada em ouro de 18 quilates e conterá pelo menos 30 pedras preciosas e/ou diamantes.

Além disso, cada NFTiff, que fornece acesso a um pingente e uma renderização digital NFT correspondente, custa uma ‘pequena’ quantia: 30 ETH, ou cerca de US$ 50.000.
Davis ainda disse que os pingentes da Tiffany são apenas uma iteração de possíveis projetos ligados aos NFTs. “Ter um NFT significa que você possui uma entrada no blockchain”, explicou. “É uma entrada indelével que nunca pode ser modificada de forma fraudulenta, não pode ser falsificada, não pode ser copiada, não pode ser destruída. Está lá para sempre. Possuir um NFT é uma coisa realmente poderosa para a era digital”.

Em março, a Yuga Labs, empresa controladora do Bored Ape Yacht Club, outro famoso projeto inicial de NFT, adquiriu toda a propriedade intelectual (IP) da CryptoPunks – e anunciou planos para conceder direitos comerciais a todos os detentores. Ela abriu as portas para projetos como os pingentes Tiffany. “Ter um token não significa apenas que este JPEG pertence a você”, disse Davis. “Isso significa que você tem certos direitos com relação ao que você pode fazer com seu CryptoPunk, que tipo de IP você pode construir em torno dele. Existem pouquíssimas restrições”, argumentou.

Os pingentes da Tiffany “ilustram perfeitamente a licença que está sendo lançada”, explicou Davis. “Neste caso, os proprietários de Cryptopunks estão essencialmente comissionando a Tiffany’s para criar um novo IP de seu CryptoPunk, e esse novo IP é um pingente. Você precisa possuir o CryptoPunk para possuir o IP do pingente”.

O projeto também representa o enredamento crescente entre marcas de luxo, criptomoedas e NFTs. Casas de leilões históricas como a Christie’s e a Sotheby’s venderam NFTs por preços de cair o queixo. E em maio, a Gucci anunciou planos para permitir que os clientes paguem por compras com Bitcoin e várias outras criptomoedas.

“Se estamos entrando em uma era em que o mundo virtual se tornará mais importante e essencial para nossa experiência de vida, possuir bens virtuais será muito mais valioso”, disse Davis. “Para ter uma vantagem nisso, para essas empresas de luxo entrarem no espaço agora, quando ainda estamos muito cedo, é brilhante e faz todo o sentido”.

Davis espera que a abertura de direitos comerciais para os detentores do CryptoPunk leve a projetos mais exclusivos voltados para a comunidade, já que os detentores de NFT usam seu IP como base para seus próprios empreendimentos. “O utilitário para CryptoPunks é a comunidade”, acrescentou. “Não há necessidade de adicionar mais porque a incrível utilidade que já existe são os membros da comunidade. Encontrar maneiras de amplificar essas vozes, fornecer mais oportunidades de networking e realmente manter os Punks – esse é o objetivo”.

*Zoe Sottile para CNN Style International

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