A professora Marcia Cantero da Escola Brasileira de Medicina Chinesa explica o caso
Por Mariana Rosario
Corre na web a história de que um piercing dentro da orelha seria o responsável pela diminuição de crises de enxaqueca. Há quem garanta, em vídeos do YouTube, que o tal acessório estaria justamente em cima de um ponto de acupuntura, resolvendo as dores em definitivo.
De acordo com a professora Marcia Cantero, da Escola Brasileira de Medicina Chinesa e especialista em auriculoterapia, a história não é bem essa. O piercing pode até mostrar algum reflexo no sumiço das dores, mas o efeito seria muito rápido.
Isso porque o corpo se “acostuma” com a mudança. “Após cerca de trinta dias, ocorre uma adaptação fisiológica e esse local não terá mais estímulo”, explica a profissional. Ela também ressalta: o ponto do corpo perfurado, de acordo com sua especialidade, não tem relação com dores de cabeça.
A especialista também diz que ao colocar um piercing ou brinco na orelha, aquele ponto específico deixa de ser usado na acupuntura, isso porque a joia interfere nas terminações nervosas no local furado.
Fonte: Veja SP