Rede joalheria também divulgou os resultados do quatro trimestre de 2022, considerado o melhor da empresa desde o IPO
Na última semana, a Vivara divulgou os números do seu 4T22 (quatro trimestre), celebrando um novo recorde, desde o seu IPO, há três anos. A receita bruta foi de R$ 820,4 milhões, um crescimento de 16,9% em relação ao 4T21, representada, em grande parte, pela expansão da Life by Vivara.
A marca de produtos da prata da rede teve 37,7% de participação nas vendas totais, um progresso de 5,6 p.p., com receita de R$ 309,2 milhões no 4T22.
Ainda nos últimos três meses de 2022, as vendas digitais atingiram R$ 132,2 milhões, 20,6% maior que o mesmo período do ano passado, representando 16,1% de participação nas vendas totais do trimestre. Esse resultado é reflexo, principalmente, da força das vendas digitais na Black Friday, em que foram registrados 178,7 mil pedidos, 55,4% maior que a Black Friday de 2021 e pelo aumento do número de pedidos de vendas de omnicanalidade, que cresceu 163,7% comparado ao 4T21.
Ainda no 4T22, a categoria Life também foi o destaque do canal digital, com expansão de 4,9 p.p. de participação. O período também foi marcado pela abertura de 23 novas lojas, em diversas cidades do Brasil, e pela obtenção da certificação RJC, passando a ser a primeira joalheira brasileira com a creditação do Responsible Jewellery Council, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade.
O ano de 2022
Em 2022, a receita líquida da companhia cresceu 25,7%, em relação ao ano anterior, totalizando R$ 1.843.735,00. O lucro bruto totalizou R$ 1,27 bilhão, um aumento de 28,1% em relação ao ano anterior, com expansão de 1,3 p.p. na margem bruta, que foi de 68,9%.
O destaque do ano foi o crescimento de 36,3% da receita da Life, que atingiu R$ 746,1 milhões. O faturamento desta categoria chegou a 32,4% da receita total empresa, + 2,7 p.p. na comparação com o ano anterior.
A receita da categoria de joias registrou 19,8% de crescimento em relação a 2021, atingindo R$ 1,2 bilhão, reflexo do trabalho de ampliação de sortimento para essa categoria, segunda destacou a empresa em seu relatório.
Ainda em 2022, a companhia registrou R$ 401,1 milhões de EBITDA ajustado, com margem EBITDA ajustada de 21,8%.
“O ano de 2022, que marca a comemoração dos nossos 60 anos, foi também o ano de colheita para a Vivara. Todos os esforços nos últimos três anos, pós IPO, estão refletidos nos resultados de 2022. Tivemos a melhor performance do varejo no trimestre, atingimos nosso plano de expansão com recorde de abertura de lojas. A Life, uma marca tão jovem, hoje é reconhecida como a segunda maior joalheria do Brasil e já entrega resultados tão expressivos. E implementamos melhorias em todo nosso sistema, com SAP e VTex. Somos a primeira empresa a ter certificação RJC (Certificação do Responsible Jewellery Council) fortalecendo nosso compromisso em permear as questões de Sustentabilidade nas decisões, garantido o envolvimento e compromisso de todos. Em 2022 também recebemos pela primeira vez a Certificação Great Place to Work®️, que reconhece todas as organizações que fazem um excelente trabalho com seus colaboradores”, afirmou Paulo Kruglensky, CEO da Vivara.
A rede de joalheira fechou o ano com 53 novas lojas, um recorde de abertura em 365 dias, encerrando 2022 com 336 pontos de venda.
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