O ‘XP Monitor de Preços de Joias’ acompanha três cestas selecionadas no e-commerce da Vivara: ouro, prata e diamantes de laboratório

No final de março, a XP divulgou o lançamento do ‘XP Monitor de Preços de Joias’, uma iniciativa motivada após o recente aumento nos preços dos metais preciosos.
O monitor acompanha os preços de três cestas selecionadas no e-commerce da Vivara, sendo elas:
- Artigos de ouro, comparando os preços de +20 SKUs com H.Stern, Dryzun e Julio Okubo em 4 categorias (casamento, bebê, colares e brincos);
- Artigos de prata, com a estimativa da diferença de preços entre Life by Vivara e Pandora em ~15 SKUs e com o acompanhamento dos movimentos de preços entre as marcas;
- Artigos com diamantes de laboratório, com acompanhamento dos preços de 10 SKUs e sua relação com os diamantes naturais.
“No segmento de ouro, “todas as marcas aumentaram os preços em duplo-dígito baixo, no acumulado do ano, sendo a Vivara (VIVA3) a única que reduziu os preços em 5% no mês. No entanto, a marca continua sendo a opção mais acessível entre as marcas monitoradas, com um desconto de aproximadamente 40%. Na categoria de prata, os preços da Pandora são 1,7x mais altos que os da Life, em média. Por fim, os diamantes de laboratório representam uma nova oportunidade de crescimento, com preços cerca de 70% mais baixos do que os diamantes naturais”, traz o anúncio da corretora
De acordo com os dados da XP, a Vivara começou mais forte, mas voltou atrás na precificação para se alinhar com os seus pares. “Em nosso rastreador de ouro, observamos que a VIVA3 começou com um aumento mais forte em comparação com seus pares, mas recuou parte dele em fevereiro (preços médios -5% M/M), com todas as marcas agora aumentando os preços em duplo dígito baixo no acumulado do ano. Mesmo considerando o recente ajuste de preços da Vivara, a marca ainda está na liderança na maioria das categorias monitoradas. Em nossa opinião, esse movimento em fevereiro poderia sugerir que o aumento mais forte de preços da Vivara provavelmente afetou os volumes, especialmente em itens básicos, o que está alinhado com os comentários recentes da empresa na teleconferência de resultados do quarto trimestre. No entanto, vale a pena observar que a Vivara é atualmente a alternativa mais barata entre as marcas monitoradas, com um desconto médio de 40%”.
Life com um posicionamento mais acessível
O monitor de prata oferece uma visão de posicionamento de preço relativo. Em média, os preços da Pandora são 1,7 vezes mais altos do que os da Life, com a maior diferença em Charms (3,7 vezes), segundo os dados da plataforma.
Diamantes de laboratório como uma nova alavanca de crescimento
A corretora tem considerado o uso dos diamantes de laboratório no setor joalheiro ‘como uma tendência global’. Neste sentido, o monitor aponta que a VIVA3 está se mostrando mais ativa em relação ao potencial da categoria, com uma estratégia de comunicação a ser implementada nos próximos meses para apoiar uma maior divulgação. “Nossa verificação de preços comparou os diamantes de laboratório com seus equivalentes naturais e revelou que os preços da VIVA são cerca de 70% mais baratos. Em relação à concorrência, observamos que a oferta da Pandora ainda é limitada (~16 SKUs), enquanto destacamos a Azul como uma marca menor, especializada em produtos de diamante de laboratório, mas feita com prata e, portanto, oferecendo alternativas mais baratas em relação à Vivara”.