Estudo aponta que as famosas ‘carinhas’ já são usadas por mais de 92% das pessoas online. Executivo da WMcCann comenta o ranking do último ano.
Por Erica Mendes
Muitas empresas adotaram em suas comunicações os famosos emojis, como forma de humanizar a mensagem. Hoje, as ‘carinhas’ estão em diversos canais: redes sociais, aplicativos de mensagens, outdoors, lojas e muitas mais.
Para nortear as equipes de propaganda e marketing das empresas, a The Unicode Consortium – organização sem fins lucrativos que mantém o padrão universal de codificação de caracteres – fez um levantamento dos emojis mais usados em 2021, apontamento que 92% das pessoas online usam as carinhas.
O emoji principal, com lágrimas de alegria, é responsável por mais de 5% de todo o uso de emoji.
Uma das melhores coisas sobre emojis é que eles podem ter diferentes significados a depender do contexto: se usados como seriedade ou humor. Além disto, por serem figuras, são uma linguagem global, de fácil e rápida compreensão.
Opinião
O publicitário e executive chairman da WMcCann, Hugo Rodrigues, comentou o estudo. Segundo ele, o emoji chorando de rir 🤣 tinha sido classificado como cringe pela geração Z no meio do ano passado (a polêmica entre gen Z e millennials rendeu assunto no Twitter), porém ainda continua bastante popular na internet. “Esse emoji foi o mais usado em 2021, liderando o ranking pelo quinto ano consecutivo. Tem que rir 🤣🤣🤣”, brincou Rodrigues.
“No geral, os top 10 emojis mais usados se mantiveram desde a última pesquisa em 2019, com excessão do emoji 🥰, que conquistou a posição do 😍. Deve ser porque tem 3 corações em vez de 2… hehehehe”.
“E a figurinha 🥺 foi a que teve o crescimento mais expressivo, saindo da 97ª posição para a 14ª! Isso mostra que os tempos estão mais tristinhos para todos nós, infelizmente”, pontuou o publicitário.