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Tudo o que rolou na 70ª FENINJER

Tudo o que rolou na 70ª FENINJER

Tudo o que rolou na 70ª FENINJER

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Palestras, Exposição, Tecnologia e muito mais na edição celebrativa de 70 edições da principal feira do setor na América do Sul

A 70ª FENINJER abriu o calendário de feiras do setor em 2020, celebrando suas bodas de platina entre os dias 03 e 06 de fevereiro, no hotel Sheraton/WTC SP. Com 70 edições, a Feira – que se mantém sendo o farol do mercado joalheiro – recebeu compradores brasileiros e estrangeiros vindos da Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, em busca de lançamentos para suas vitrines de outono-inverno 2020 e de informações sobre os cenários que se anunciam no futuro para adequarem seus negócios.

 

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Palestras Magnas

No domingo, véspera de abertura do pavilhão de exposições, a Feira recebeu cerca de 300 compradores, no Teatro WTC, que assistiram as palestras magnas.

O Dr. Alexandre Atheniense abriu a programação discorrendo sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) no comércio de joias. Ele apresentou as lacunas operacionais das empresas em relação ao armazenamento e tratamento de dados pessoais, incluindo os riscos jurídicos e suas penalidades. De forma bem didática, ele recomendou medidas que devem ser adotadas para estar em conformidade legal e expôs as melhores práticas para executar um projeto de Governança Digital Corporativa.

Na sequência, a consultora Ester Morgan subiu ao palco para explicar como acontece o match entre compradores e vendedores millennials no ponto de venda. Ela ressaltou a necessidade de diversificar o perfil de gerações na equipe e discorreu sobre o comportamento deste grupo Y no ambiente de trabalho. Ester ainda deu dicas de como atuar na contratação e retenção dos millennials e de como ajustar o atendimento em favor da conversão da venda.  E, por fim, ela focou nos compradores apresentando experiências e tecnologias que favorecem a empatia deles pela marca.

Durante o coquetel servido no intervalo, a premiada designer de joias, Eliana Gola, lançou, em primeira mão, o seu segundo livro ‘A Joia do Brasil: moda, tecnologia e costumes nos últimos 50 anos’. Dedicada aos profissionais do setor e estudantes, a obra retrata o know-how e a tecnologia trazidos ao Brasil pelos imigrantes e o cenário brasileiro nos últimos 50 anos, como as decisões governamentais, os costumes, a moda, a economia e o mercado, que impactaram diretamente a joalheria nacional.

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A segunda parte iniciou-se com o joalheiro Manoel Bernardes entrevistando Andrea Conti, case de sucesso de vendas de joias pelo Instagram, e Gabriella Vieira de Queiroz, que está à frente de franquias da Pandora, em Goiânia, que despontam entre as unidades mais lucrativas da rede dinamarquesa no Brasil. Com modelos diferentes de negócios, ambas citaram a eficiente gestão das redes sociais como chave importante para os bons resultados obtidos.

Na sequência, foi a vez da consultora e CEO do portal Terapia do Luxo, Manu Berger, tomar o microfone para explicar como os microinfluenciadores podem elevar uma marca. Além de apresentar as principais transformações ocorridas em torno das ações de collab no mercado de luxo, ela esclareceu porque as marcas estão explorando o potencial de engajamento dos microinfluenciadores. Ela ilustrou essa migração de perfis apresentando cases e seus respectivos resultados positivos.

Para finalizar a programação das palestras Magnas da 70ª FENINJER, o economista e presidente da Avantgarde Brasil trouxe a importância da construção da marca para o centro da discussão. A grande mensagem da noite foi que ‘consumidores apaixonados advogam a favor da marca quando ela é naturalmente ativada em sua vida; eles são os melhores anunciantes que qualquer marca pode ter’. Como não é uma tarefa fácil ‘criar fãs’, ele apresentou uma didática trilha de ação 360º, começando pela criação dos pilares e DNA da marca, sua matriz de valor, trade offs, chegando até as estratégias de branding e aplicação em todos os pontos de contato com o cliente.

Exposição ‘Inovação & Design: contemporaneidade da joia’

Uma das novidades desta edição, que surpreendeu os compradores antes mesmo deles acessarem os estandes dos expositores, foi a exposição ‘Inovação & Design: contemporaneidade da joia’, montada no trajeto de acesso à feira.

As marcas Backer Design, Benne Fatto, Denoir, Deri, Estojos Baldi, Goldbacker, Joiello, Márcia Mór, Pelle Gioielli e Real Gold apresentaram seus lançamentos, concebidos a partir dos conceitos de inovação e design, visando realçar a contemporaneidade da joia.

A ação faz parte das estratégias do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos de rejuvenescer a categoria de produto e de propulsionar vantagem competitiva às marcas varejistas diante dos inúmeros desafios vanguardistas.

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Espaço de tecnologia para o varejo ‘Conexão essencial’

De olho na inovação, a 70ª FENINJER apresentou expositores com soluções tecnológicas para o varejo.

A Aioros trouxe aplicativos personalizados com realidade aumentada, realidade virtual, gamificação e animações 3D, desenvolvidos com os conceitos de imersão e interatividade.

 

A ISO Productions exibiu a ferramenta 3D Showcase, que possibilita aos usuários visitarem ambientes online como se estivessem fisicamente no local, com visão detalhada do produto. A tecnologia já está sendo implantada na joalheria Jack Vartanian, permitindo aos clientes da marca terem acesso a loja na ponta dos seus dedos, com um simples touch no smartphone, tablet ou click no computador.

 

E a SQLPros mostrou suas soluções em Business Intelligence, que permitem aos gestores acompanharem seus negócios, monitorando o desempenho da equipe, os resultados operacionais, o atingimento de metas, entre outras informações.

Lounge Pausa

O IBGM trouxe para a 70ª FENINJER um novo espaço dedicado ao descanso e ao compartilhamento de conhecimento. O Lounge PAUSA foi de acesso exclusivo dos visitantes, que puderem fazer uma pausa entre uma compra e outra e ainda participar de talks com especialistas que, diariamente, levantaram discussões sobre a criação de ambientes wellness nas empresas.  Ao todo, foram 15 temáticas, três por dia, que enfatizaram como o bem-estar nas empresas gera lucro, produtividade e qualidade para todos os envolvidos.

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Happy Hour

As noites de terça e quarta, 04 e 05 de fevereiro, foram de muita animação. Os expositores Benne Fatto, Guru, Joiello, Laut, Senha e RBM patrocinaram o tradicional Happy Houur da FENINJER, que aconteceu no bar Baradó, do Shopping D&D, com música ao vivo, petiscos e bebidas.

Espaços Instagramáveis

Pela segunda edição consecutiva, os espaços instagramáveis fizeram feito muito sucesso entre todos os participantes da FENINJER. Enquanto um deles evidenciou as três principais cores da cartela de cor do outono-inverno – o trio bordô, azul e verde, o outro retratou a celebração das bodas de platina da Feira.

https://www.instagram.com/p/B8JuH-QFjB1/

https://www.instagram.com/p/B8NF2wzJlrl/

https://www.instagram.com/p/B8WgNDzF8W3/

https://www.instagram.com/p/B8RWzPbl55c/

https://www.instagram.com/p/B8KnEayp4u_/

https://www.instagram.com/p/B8KO5nOFNSk/

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