Entenda porque um líder otimista faz diferença no resultados da empresa
Por Caroline Sanches

Sim, ainda estamos em plena pandemia, mas há sinais que indicam que podemos ficar otimistas. Nos países onde a vacinação está acelerada a vida vai voltando ao normal e as empresas começam a reagir.
Além disso, há boas razões para que os líderes empresariais mantenham um visão positiva da vida e dos negócios. Quem foca no lado bom da crise para a encará-la como uma oportunidade de renovação e até expansão para a empresa.
Também estão mais propensos a manterem a calma em situações de alta pressão, passando mais rapidamente sobre os contratempos e também sobre o fracasso. Na maioria dos casos, os líderes otimistas antecipam o sucesso. Eles não querem apenas vencer, mas acreditam que vão chegar lá.
Nos negócios, os líderes que modelam essa mentalidade dão aos outros a confiança para buscar continuamente o sucesso. Quem não tem uma inclinação natural pode desenvolver.
Um passo importante nessa direção é se concentrar nas soluções, em vez dos problemas. Isso não significa ignorar a realidade, mas dedicar a maior parte de sua energia à resolução criativa de problemas.
Outro ponto fundamental é expressar gratidão. Líderes positivos criar oportunidades para dizer “obrigado” aos funcionários em todos os níveis, mas o fazem com sinceridade. Isso faz toda a diferença.