Veja como usar a rede social para ampliar seu potencial de vendas
Gabriel Moura
É verão e seus clientes estão de férias, passando longe da sua loja. E o que fazer? Cruzar os braços e esperar o Carnaval passar? Nada disso. As liquidações de janeiro a cada ano se tornam ainda mais esperadas e, além delas, você tem uma ferramenta poderosa que deve ser trabalhada com força durante esse período: as Redes Sociais, especialmente o Instagram.
Com novos recursos voltados especificamente para a venda de produtos, as compras online via Facebook e Instagram aumentaram 17% em relação ao ano passado. A maioria teve origem em fotos e Stories linkados numa tem se revelado uma poderosa arma de vendas, inclusive para joalherias.
Defina a sua persona
Pense num personagem que representa o seu consumidor ideal em detalhes e use esse perfil para direcionar toda sua estratégia no digital. A definição de uma persona te ajudará a direcionar suas ações de marketing e aumentará sua precisão. O conteúdo personalizado certamente engajará seus seguidores e trará visibilidade. O Instagram oferece muitos filtros de público e interesses. Isso ajuda muito na hora de direcionar um determinado produto e faz toda a diferença no resultado final.
Capriche nas imagens
Definitivamente, se você não estiver a fim de investir em boas imagens, não vale a pena permanecer no instagram. A rede é totalmente visual e demanda fotos de qualidade, não apenas das joias em still (fundo neutro), mas também de lifestyle. Que tal intercalar uma foto da peça e outra dela sendo usada? Faz toda a diferença. Se não quer aparecer na foto, explore fundos interessantes: flores, mares, paisagens, etc.
Use os recursos de compras
Não perca a chance de levar seu cliente para a compra. Use os links do storie e dos posts para redirecionar o seguidor para ver os detalhes do produto e o fechamento da venda. Basta um click para que ele veja o preço e todas as condições da compra. Você pode ainda explorar esse recurso em peças promocionais, que esteja liquidando na estação. Ou ainda para promover uma coleção especial que tenha um apelo forte de venda.
Explore o Instagram Shopping
Esse recurso é uma verdadeira loja na rede, e o melhor: totalmente gratuita. Existem apps que vendem esse serviço, mas o nativo do Instagram dá conta do recado e é muito seguro? Com ele é possível marcar produtos em imagens de posts, e, quando o usuário clicar no produto, será encaminhado para a página de compra.